Sporting: Rui Borges 'igualado' com Luís Freire
O Sporting de Rui Borges encontra no sábado o Vitória de Guimarães de Luís Freire num encontro que pode valer o 21.º título nacional aos leões, caso estes consigam um resultado igual ao obtido pelo Benfica na Pedreira, frente ao SC Braga, com ambos os jogos marcados para as 18h00.
Desta forma, interessa perceber como estão os confrontos entre os dois treinadores. E a resposta é simples: está perfeitamente igualado.
De facto, em seis jogos entre os dois, duas vitórias para cada um e dois empates.
O histórico dos encontros entre os dois treinadores começou a ser escrito na época 2019/20, na Liga 2, quando Rui Borges defendia a Académica e Freire o Nacional. No primeiro encontro, empate a zero.
Em 2021/22, na mesma competição, Rui Borges manteve-se no início da época na Académica e Luís Freire rumou ao Rio Ave. E aqui goleada gorda, por 5-1, dos vila-condenses. Na mesma temporada, Rui Borges foi para o Nacional substituindo Costinha e Freire manteve-se nos rioavistas e no confronto nestas condições novo triunfo para Freire, desta vez por 1-0. Na segunda volta, primeiro sorriso largo para Borges, com uma vitória por 2-0.
Teve de se esperar duas temporadas para novo encontro entre os dois treinadores, já na Liga. Aqui, o mirandelense orientava o Moreirense e o ericeirense continuava ao leme do Rio Ave. E aqui deu-se vitória gorda para Rui Borges, por 4-0, com golos de Fabiano (7'), João Camacho (17' e 49') e Madson (82'). Na segunda volta, empate a zero.
Recorde aqui a goleada de Borges a Freire na época passada
Agora, Rui Borges está determinado em desempatar as contas com Luís Freire que transitou do Rio Ave para o V. Guimarães, sabendo que se ganhar consegue o primeiro troféu da sua carreira de treinador, isto após os leões terem desperdiçado a possibilidade de conquistar, já esta temporada, a Taça da Liga, perdida para o Benfica no desempate por grandes penalidades.
Rui Borges reencontrará, de novo, o Vitória de Guimarães, clube pelo qual começou a temporada e no primeira vez que aconteceu, na jornada 17, empate a quatro na Cidade Berço, mas nessa altura o timoneiro dos conquistadores era Daniel Sousa.