Sporting quer apoiar zona especial chinesa na formação de jovens jogadores
O Sporting mostrou interesse em colaborar com Hengqin (ilha da Montanha), junto a Macau, China, na formação de jovens jogadores, de acordo com responsáveis da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.
Uma delegação visitou o Sporting, apontado como «uma potência do futebol europeu», e «investigou o sistema de formação juvenil» da Academia Cristiano Ronaldo, e o clube leonino «expressou a disponibilidade para introduzir um sistema de formação de futebol juvenil de alto nível» em Hengqin, segundo um comunicado citado pela Lusa.
Recorde-se que em abril o Governo de Macau disse que queria contratar uma equipa europeia para dar formação em futebol às camadas mais jovens, apostando na modalidade no território. «Este ano, vamos tentar expandir a formação de futebol para os jovens, vamos tentar contratar uma equipa da Europa para formar jovens», afirmou na altura o então presidente do Instituto de Desporto da região, Luís Gomes.
Segundo o responsável, vão ser convidados «jovens das cidades da Grande Baía [projeto que visa criar uma metrópole mundial a partir de Macau, Hong Kong e outras nove cidades de Guangdong] para jogar» em Macau e vai ser criada uma taça Hengqin-Macau.