Sporting: Franco Israel errou e volta a ter a sombra de Kovacevic
Franco Israel saiu como culpado no banco dos réus do tribunal de Alvalade no sábado, frente ao Boavista (3-2), ao cometer um erro que permitiu o segundo golo das panteras, autoria do nigeriano Bruno Onyeamaechi, ao deixar escapar por debaixo do corpo o remate do esquerdino, isto numa altura (58’) em que os leões já tinham estado por duas vezes em vantagem — 1-0 por Gyokeres e 2-1 por Trincão, com o esquerdino a acabar por resolver o encontro com um golo aos 66.
Agora o uruguaio vai novamente ser colocado em causa pelo habitual suplente Kovacevic, pois, à semelhança do que tem acontecido nos jogos da Taça de Portugal — no 2-1 ao Portimonense e no 6-0 ao Amarante — o bósnio deverá ser titular na quarta-feira, diante do Santa Clara, a equipa que impôs a primeira derrota aos leões no campeonato, à passagem da 12.ª jornada, por 0-1, golo de Vinícius.
Fazendo um comparativo entre os dois keepers, em todas as competições, chega-se à conclusão de que Israel tem mais jogos (14), mais minutos (1260) e mais golos sofridos (14), numa média fácil de encontrar de um tento sofrido a cada partida.
Por seu turno, Kovacevic tem um total de 10 encontros disputados, 930 minutos a defender as redes leoninas e 11 golos encaixados, numa média de 1,10 golos consentidos a cada partida.
O bósnio, recorde-se, custou 4,81 milhões de euros pagos pelos leões aos polacos do Raków e começou a época como dono da baliza e logo no primeiro jogo das época, na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao FC Porto, encaixou quatro golos, não saindo isento de culpas de alguns deles, como o primeiro e o quarto.
No entanto, Ruben Amorim manteve a confiança no futebolista e entregou-lhe a titularidade nos jogos com Rio Ave, Nacional, Farense e FC Porto, este para a Liga.
Porém, uma lesão sofrida nos primeiros dias de setembro afastou-o da condição de titular, numa oportunidade aproveitada por Franco Israel para lhe roubar o lugar na partida com o Estoril.
Após este hiato, Kovacevic regressou diante do Portimonense, para a Taça, jogou na Taça da Liga com Nacional e aproveitou o facto de Israel estar com gripe para voltar à baliza nos jogos de má memória para os leões, com Santa Clara (0-1) e Moreirense (1-2), para a Liga.
O uruguaio restabeleceu-se e jogou com Brugge e Boavista, não comprometendo no primeiro jogo mas no segundo encontro sim, razão pela qual o lugar está ameaçado. Após o encontro com o Santa Clara logo se verá que decisão tomará João Pereira.
Artigos Relacionados: