Sporting entra a vencer com Kiko em bom plano. Foto FAP

Sporting entra a vencer na Champions!

Leões foram à Roménia derrotar (30-33) o Dínamo de Paulo Pereira na primeira jornada da Champions. Para a semana há mais, mas no João Rocha frente aos polacos do Kielce

O Sporting entrou com o pé direito na Champions ao vencer o Dínamo de Bucareste na Roménia por 30-33 com o ex-FC Porto, Pedro Valdés, a ser o primeiro a marcar num encontro que colocou frente a frente, pela primeira vez na história do andebol português, dois técnicos lusos: Paulo Pereira e Ricardo Costa.

Algum nervosismo inicial, e natural, permitiu aos romenos aproveitar uma falha técnica dos leões e colocarem-se na frente (3-1), antes ainda dos cinco minutos.

Contudo, foi também nesta fase inicial do encontro que a equipa de Paulo Pereira perdeu Militaru que viu cartão vermelho depois de uma falta na cara de Martim Costa. Porkelsson não pestanejou e, na sequência, reduziu para 3-2 de livre de sete metros.

O jogo continuou rápido e duro, com Porkelsson a manter o Dínamo com a vantagem mínima (4-3). Uma exclusão de Salvador Salvador a que se seguem momentos de precipitação permitem que os anfitriões ganhem algum embalo e, aos 13 minutos, Langaro faz o 7-4.

Ricardo Costa pedia calma e Martim seguiu o conselho do técnico e pai (7-5). O Sporting recompõs-se e aproveitou uma falta atacante do Dínamo para sair em contra-ataque e Porkelsson a reduzir para 7-6 aos 15 minutos.

É então a vez de Kristensen entrar em cena, com a primeira defesa o que permite a Kiko Costa chegar finalmente à igualdade (7-7) aos 16 minutos, obrigando Paulo Pereira a pedir um time out.

Foi novamente com a ajuda de Kristensen que Kiko empurrou o Sporting para a frente do marcador fechando um parcial de 4-0 (7-8).

Pouco depois Gassama aumentou ainda mais a vantagem 8-11!

Porém, Pelayo entrou em ação, com a troca de guarda-redes na baliza do Dínamo e o acerto defensivo, os romenos conseguiram um parcial de 3-0, já em contagem decrescente para o intervalo (15-15). O público fez-se ouvir, Ricardo Costa ainda pediu time out, mas o descanso chegou com a igualdade.

Na segunda parte, o Dínamo entrou determinado a correr atrás da vitória e já com Mohamed Ali na baliza, os leões foram surpreendidos por dois golos sem resposta aos seus ataques falhados (17-15), no entanto, aos cinco minutos, recompuseram-se com Alvarez a fazer (17-17) e Ali a negar o livre de sete metros e a recarga.

Aos 7 minutos, Kiko Costa volta a colocar o Sporting na frente (18-19), mas havia muito jogo pela frente. O mano mais velho, Martim, fez o 19-21 e o seu quinto golo nesta primeira jornada da Champions, pouco antes de ser excluído por alegada simulação.

Apareceu então Salvador Salvador e com enorme golo o capitão fez o 21-23, enquanto Ali ajudava com a sexta defesa em 12! Aos 15 minutos, Paulo Pereira (21-24) pediu time out para tentar inverter a tendência vitoriosa dos leões e Pedro Valdés ainda fez o 22-24 antes de cair e sair levado em ombros com muitas queixas num joelho.

Só que Romero, de contra-ataque, aproveitou uma falha (22-26) e colocou os leões com quatro golos de vantagem a 12 minutos do fim. Ali continuava a ser o grande desmancha prazeres do selecionador nacional, Paulo Pereira, e Martim falhou um chapéu que daria o 23-28! Langaro reagiu como que a dizer que o jogo ainda não tinha terminado, o público acompanhou e o Dínamo voltou a reduzir para 26-28 depois de três ataques falhados dos leões.

Mas era o momento da estocada final. Suarez e Salvador a ganhar exclusões e sete metros e Porkelsson a marcar garantiram a primeira vitória leonina na nova época da Liga dos Campeões com a jornada inaugural a terminar com 30-33 no marcador.

 Para a semana há mais, desta vez em casa, no pavilhão João Rocha, frente aos polacos do Kielce.