Sporting bate o Benfica e é líder
O Sporting venceu este sábado o Benfica por 3-1 e subiu ao primeiro lugar da classificação, após um jogo em que os leões estiveram quase sempre na frente, exceto no segundo parcial que cedeu aos rivais, e que fechou com um final emocionante do último parcial.
Os leões tiveram três set points antes de fechar o primeiro parcial com 25-23, depois de terem liderado praticamente desde o início. Quando Valência fez o 7-5 ditou o ritmo do set, com os leões a nunca mais deixarem de estar na frente, tendo mesmo alcançado várias vantagens mais dilatadas (14-9, 17-13, 20-24).
O segundo set mostrou um Benfica muito mais assertivo no início, aproveitando e provocando erros para não permitir que o Sporting embalasse. Ainda assim, os leões conseguiram novamente no 7-5 uma pequena folga no marcador, mas os encarnados procuraram manter-se na discussão (9-8), com Murad muito interventivo. Mas o serviço de Valência volta a fazer estragos (11-8) e Marcel Matz pede time out.
O Benfica reagiu (11-10), mas o bloco leonino negou o empate a Natan, que, contudo, parecia cada vez mais ameaçador. E quando o serviço dos leões acabou na rede, Peter Wohlfahrtstatter surgiu para servir para o empate (13-13)!
O central austríaco, 36 anos, entrou para virar o encontro e o Benfica chegou mesmo aos 13-16., perante a surpresa leonina. Murad deu uma ajuda excelente (18-21) e obrigou João Coelho a pedir time out. De nada valeu. O Benfica fechou com 20-25, com um ás do austríaco.
Com tudo empatado, o Sporting entrou no terceiro set a mandar (4-1)! Porém, o Benfica tentou rapidamente travar o ímpeto leonino (4-2). Só que uma ajuda preciosa de Grankin ofereceu a Lourenço o 5-2. Com o russo e Valencia a darem espetáculo (10-5), Marcel Matz foi obrigado a pedir desconto de tempo.
O austríaco, que usa na camisola 'Pedro Lobo', percebeu as indicações (10-6), mas por pouco tempo pois Grankin respondeu com muita classe (11-6) e o bloco leonino fez o marcador disparar para 12-6! O Benfica tentou reagir, mas pouco ou nada havia a fazer e o Sporting fechou o terceiro set com 25-19.
O quarto set era decisivo para ambas as equipas e por isso entraram todos com muitas cautelas. O Benfica ainda se colocou em vantagem, mas pela diferença mínima e Edson Valência faz o 7-5, porém, os encarnados reagiram e voltaram a empatar (7-7). O Sporting tentou fugir, mas o bloco encarnado funcionou bem e a vantagem leonina esvaiu-se (10-10), obrigando os leões a ir novamente atrás da diferença (12-10). Valência serviu para o 13.º ponto dos leões e um ponto emocionante valeu o 14-10 para o Sporting.
Sporting continuava na frente, 19-16, e perante um pavilhão muito mais bem composto e entusiasmado, Kelton Tavares serviu o 20-16 aos adeptos verde e brancos, convencidos de que o resultado estava feito.
Mas o Benfica não estava a disposto a entregar tão facilmente o set e o jogo e 'Pedro Lobo' serviu para o 22-21 obrigando João Coelho a pedir time out. E, resiliente, o central de 26 anos conseguiu ainda o empate e serviu um jogo de nervos mesmo até ao final, com os leões a desperdiçarem o primeiro match-point, mas não a segunda oportunidade de fechar o set (26-24) e o jogo com a vitória por 3-1.