Ineos Grenadiers garante novo patrocinador de 20 milhões de euros
A Ineos Grenadiers assegurou um novo patrocinador principal no valor de 20 milhões de euros anuais, um passo crucial para a equipa britânica recuperar o estatuto de superpotência do ciclismo mundial e ambicionar um orçamento a rondar os 50 milhões de euros.
Fontes próximas do processo confirmaram a chegada do novo parceiro, que deverá ser apresentado oficialmente antes da Volta a França de 2026, juntamente com uma nova imagem e equipamento. Segundo o Cyclingnews e a La Gazzetta dello Sport, trata-se de uma grande empresa dinamarquesa de software e serviços de TI, num acordo de cinco anos avaliado em 100 milhões de euros no total. Contactada, a Ineos Grenadiers ainda não comentou a notícia.
L’accord devrait être officialisé avant le Tour de France. L’idée serait d’avoir un budget autour de 50 millions d’euros, avec une prolongation espérée de TotalEnergies en tant que co-sponsor.https://t.co/iwjzykF3SC
— Le Gruppetto (@LeGruppetto) March 9, 2026
O objetivo de Dave Brailsford, que regressou à gestão da equipa, é claro: atingir um orçamento de cerca de 50 milhões de euros para poder competir de igual para igual com equipas como a UAE Team Emirates-XRG, a Red Bull-Bora-Hansgrohe e a Visma-Lease a Bike. Este novo patrocínio é uma peça fundamental nesse plano.
A empresa dinamarquesa deverá substituir a marca de automóveis Grenadiers na camisola, mas a Ineos, de Jim Ratcliffe, continuará como proprietária da equipa. A procura por este novo parceiro foi conduzida ao longo do último ano pela empresa de marketing SportFive, num mercado global considerado difícil, onde equipas como a EF Education-EasyPost e a Visma-Lease a Bike também procuram reforçar os seus orçamentos.
Ineos Grenadiers secure new title sponsor to rebuild super team status, deal worth €20 million annually https://t.co/RvKLM5cTwq
— Cyclingnews (@Cyclingnewsfeed) March 9, 2026
A gestão da Ineos espera também que a TotalEnergies, que se juntou como um dos principais patrocinadores antes do Tour de 2025, possa prolongar a sua ligação e, possivelmente, igualar o investimento do novo patrocinador principal. O contrato atual da gigante energética francesa com a equipa TotalEnergies termina no final desta época, abrindo portas a um novo acordo. O restante orçamento seria coberto por patrocinadores técnicos, sendo que perto de 80% do valor total se destina a salários.
Recorde-se que a chegada da TotalEnergies à estrutura britânica impulsionou a contratação de Kévin Vauquelin para 2026. A equipa também garantiu Oscar Onley, que se destacou com um quarto lugar no Tour de 2025, e integrou o recém-retirado Geraint Thomas como novo Diretor de Corrida.
Com este reforço financeiro, a Ineos Grenadiers poderá não só voltar a lutar pela vitória na Volta a França, mas também entrar na corrida pela contratação da nova revelação francesa, Paul Seixas. O contrato do jovem ciclista com a Decathlon CMA CGM termina em 2027 e, segundo o Het Laatste Nieuws, as negociações para a renovação foram suspensas enquanto o atleta e o seu agente avaliam o seu crescente valor de mercado.