Sotiris Silaidopoulos, treinador do Rio Ave - Foto: Rio Ave FC
Sotiris Silaidopoulos, treinador do Rio Ave - Foto: Rio Ave FC

Sotiris Silaidopoulos: «Clayton está cá e o Rio Ave conta com ele»

Treinador dos vila-condenses deixa implícita a cobiça que o goleador gera e só deseja que o «mercado feche» rapidamente

O treinador do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, não poupou elogios ao avançado brasileiro Clayton, melhor marcador da equipa, garantindo que conta com o jogador para o embate de sábado frente ao Arouca, na 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

«Neste momento, o Clayton trabalha connosco, está aqui connosco e joga amanhã [sábado]. É um dos melhores avançados da história do Rio Ave, faz golos, tem personalidade e é também uma excelente pessoa», destacou o técnico, em conferência de imprensa.

Apesar das movimentações de mercado, que já ditaram a saída do avançado André Luiz para o Olympiakos, Sotiris Silaidopoulos mostrou-se determinado em manter o foco no próximo desafio, sublinhando a importância de estabilizar o plantel. «Desejo que o mercado feche o mais rapidamente possível, para podermos encontrar o equilíbrio certo no grupo. Talvez tenhamos de mudar algumas coisas na forma como jogamos, talvez alterar o sistema», admitiu.

Desejo que o mercado feche o mais rapidamente possível, para podermos encontrar o equilíbrio certo no grupo. Talvez tenhamos de mudar algumas coisas na forma como jogamos, talvez alterar o sistema

O treinador vila-condense quer transformar a derrota pesada da última jornada (4-0 frente ao Nacional) numa motivação extra para defrontar o Arouca. «Temos de responder e mostrar uma boa reação, transformando toda esta raiva e frustração que sentimos depois do jogo com o Nacional em energia, para conseguirmos vencer a partida com o Arouca. No último jogo, não estivemos bem. Temos de esquecer muito rapidamente e dar uma boa resposta», reforçou.

Sobre o adversário, Silaidopoulos reconheceu a qualidade do futebol praticado pelo Arouca, que ocupa o 15.º lugar da tabela, com 17 pontos, apenas três a menos que o Rio Ave. «Os pontos são muito importantes nesta fase. O Arouca tem várias formas de chegar ao último terço do terreno. Vêm de uma muito boa exibição frente ao Sporting [derrota por 2-1], por isso, não será um jogo fácil para nós», analisou.

Construímos muitas coisas no nosso jogo com o André Luiz. Foi um jogador muito importante para a equipa, mas também acho que o Rio Ave foi muito importante para o seu desenvolvimento. Era lógico e natural que houvesse interesse de grandes clubes, como o Benfica, o Olympiakos e outros. É realmente uma grande mudança, mas o André foi para o maior clube da Grécia

Relativamente à saída de André Luiz, o técnico admitiu que «não será fácil colmatar» a ausência do extremo e destacou o papel do clube no desenvolvimento do jogador. «Construímos muitas coisas no nosso jogo com o André Luiz. Foi um jogador muito importante para a equipa, mas também acho que o Rio Ave foi muito importante para o seu desenvolvimento. Era lógico e natural que houvesse interesse de grandes clubes, como o Benfica, o Olympiakos e outros. É realmente uma grande mudança, mas o André foi para o maior clube da Grécia», afirmou.

Mistza em dúvida

Para o desafio deste sábado, agendado para as 18h00 no Estádio dos Arcos, o Rio Ave ainda tem em dúvida o guarda-redes Miszta, devido a uma lombalgia. Se não recuperar, avança para o seu lugar o costa-riquenho Kevin Chamorro.