Epicentro do simo na costa de Espanha, junto a Málaga - Foto:'El Español'
Epicentro do simo na costa de Espanha, junto a Málaga - Foto:'El Español'

Sismo de magnitude 4.9 abala a costa de Espanha

O abalo sísmico, registado em Fuengirola, foi sentido em Córdova, Sevilha, Granada e Badajoz. As autoridades ativaram o Plano de Risco Sísmico, mas não há registo de danos

Um abalo sísmico de magnitude 4.9 foi registado às 10:38 desta sexta-feira em Fuengirola, na província de Málaga. Segundo o Instituto Geográfico Nacional (IGN) de Espanha, o epicentro localizou-se no mar, em frente à costa, a uma profundidade de 77 quilómetros.

O tremor de terra foi sentido numa vasta área, abrangendo diversas localidades da Andaluzia e da Estremadura, incluindo as cidades de Málaga, Córdova, Sevilha e Granada. O IGN informou que o sismo atingiu uma intensidade máxima de grau III na escala de Mercalli, o que corresponde a uma perceção leve, sentida principalmente nos andares mais altos.

Apesar da magnitude do sismo, não foram reportados danos materiais ou pessoais. A profundidade do foco sísmico (77 km) permitiu que as ondas se propagassem por uma vasta área, mas limitou a sua intensidade na superfície.

O serviço de emergência 112 da Andaluzia recebeu mais de 40 chamadas de cidadãos a partir das 10:42, alertando para o abalo. Os avisos vieram de diversas localidades da província de Málaga, como a capital, Vélez-Málaga e Marbella, mas também de Córdova e Sevilha. O sismo foi percebido num total de 132 zonas municipais.

Nas redes sociais, multiplicaram-se os relatos de utilizadores que sentiram o abalo. «Em Córdova acabou de se sentir um terramoto. Foi o mais forte que já senti. Atenção a possíveis réplicas», escreveu um utilizador na plataforma X.

Este foi o terceiro abalo registado na mesma zona durante a semana, indicando uma atividade sísmica recorrente na região de Fuengirola.