David Beckham e a sua esposa Victoria
David Beckham e a sua esposa Victoria - Foto: IMAGO

'Sir' David Beckham condecorado pelo Rei Carlos

O antigo internacional inglês junta-se a nomes como Bobby Charlton e Alex Ferguson

O antigo futebolista David Beckham foi condecorado na terça-feira pelo Rei Carlos no Castelo de Windsor. Com esta distinção, o coproprietário do Inter Miami junta-se a nomes como Bobby Charlton e Alex Ferguson.

Esta não é a primeira distinção que Beckham recebe. Em 2003, já tinha sido nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico pelos seus feitos únicos no futebol. Em junho, foi anunciado que o antigo futebolista, de cinquenta anos, seria condecorado pelo Reino Unido. A cerimónia real realizou-se na terça-feira.

Beckham ajoelhou-se no Castelo de Windsor e foi então condecorado pelo Rei Carlos, que lhe tocou nos ombros com uma espada. A mulher de Beckham, Victoria, assistiu à cerimónia. «Tive de chorar quando soube pela primeira vez», disse Beckham à Sky News após a cerimónia.

«Acho que a viagem até aqui foi muito especial para a minha família», declarou Beckham, que está sempre pronto para uma brincadeira. «Não os vou forçar a nada, mas podem sempre chamar-me 'Sir Pai' ou 'Sir Filho'», afirmou o antigo jogador de clubes como Manchester United e Real Madrid.

O recém-condecorado Beckham referiu que terá de se habituar ao facto de as pessoas agora se dirigirem a ele com este título. «Mas estou, acima de tudo, muito orgulhoso», afirmou. Beckham recebeu a distinção pela sua impressionante carreira como futebolista e pelas causas de caridade que iniciou após a sua carreira. É, entre outras coisas, embaixador da UNICEF.

Recorde-se que, Beckham não é o primeiro futebolista a ser condecorado. Os sir's mais conhecidos no futebol são Bobby Charlton, Alex Ferguson e Kenny Dalglish. Todos os três se dedicaram a obras de caridade após as suas carreiras profissionais.