Roberto Martínez pouco ou nada mexeu na estrutura habitual da Seleção no início de novo ciclo. FOTO MIGUEL NUNES
Roberto Martínez pouco ou nada mexeu na estrutura habitual da Seleção no início de novo ciclo. FOTO MIGUEL NUNES

Seleção: arranque para as Américas inicia-se a Leste da Europa

Seleção Nacional defronta Arménia e Hungria no arranque da qualificação para o Mundial-2026, a disputar no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Primeiro treino agendado para as 13 horas

A Seleção Nacional concentra-se esta terça-feira, ao final da manhã, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a fim de iniciar o estágio de preparação para os dois primeiros compromissos da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2026, que se realizará na América repartido por três países — Canadá, Estados Unidos e México.

Sem surpresas na convocatória, como tem vindo a ser seu timbre, o selecionador nacional, Roberto Martínez, terá como primeiro desafio reunir a equipa sem um dos que vinha sendo um dos seus elementos habituais e preponderantes: Diogo Jota, que morreu no início de julho, em Espanha, na sequência de um acidente com o automóvel onde viajava com o irmão, André Silva, também futebolista e igualmente vítima fatal do desastre.

O último fim de semana não terá trazido, ao que se sabe até ao momento, grandes dores de cabeça no que respeita a eventuais impedimentos de jogadores, embora seja de recordar que Pedro Gonçalves, do Sporting, abandonou o clássico de sábado frente ao FC Porto com algumas queixas.

A equipa nacional treina-se na Cidade do Futebol, pela primeira vez, às 13 horas desta terça-feira.

Será, aliás, um dia preenchido no quartel-gerenal da FPF: além das homenagens a Diogo Jota e Jorge Costa [ver abaixo], realiza-se, à tarde, o segundo call center de apoio aos bombeiros, no âmbito da iniciativa «Portugal Conta Connosco».

Os trabalhos da equipa prosseguem na quarta à tarde e na manhã de quinta-feira, dia da partida para Erevan, onde no sábado Portugal defronta a Arménia (17h00).

Na véspera do jogo decorrerá a habitual conferência de imprensa oficial, já no estádio República, bem como uma sessão treino em academia perto do recinto.

Na madrugada de sábado para domingo, após o jogo, a comitiva viaja diretamente de Erevan para Budapeste, capital da Hungria, o adversário seguinte no caminho para a América do Norte, que coloca ainda a República da Irlanda como adversária lusa no grupo F.

Em solo húngaro está, para já, prevista a realização de conferência de imprensa e treinos oficiais no Puskas Arena, palco do Hungria-Portugal (19h45).

Homenagens a Diogo Jota e Jorge Costa

Diogo Jota (avançado, 49 jogos pelos AA, 14 golos marcados) e Jorge Costa (defesa, 50 internacionalizações e 2 golos marcados) serão esta terça-feira, à tarde, homenageados na FPF Arena da Cidade do Futebol, em Oeiras.

A cerimónia em memória dos dois jogadores recentemente falecidos contará com a presença de familiares de ambos e será presidida pelo líder da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença. Várias figuras do futebol e da sociedade estarão igualmente na Arena, bem como, naturalmente, os colegas de Seleção que estarão concentrados na unidade federativa.

Diogo Jota foi vítima de um acidente automóvel a 3 de julho e Jorge Costa sofreu paragem cardíaca a 5 de agosto.

Sub-21: Essugo otimista na estreia de Freire

Dário Essugo deixou, na segunda-feira, notas de otimismo no arranque dos trabalhos da Seleção Nacional sub-21 tendo em vista os primeiros encontros do apuramento para o Europeu da categoria, a realizar em 2027 na Albânia e na Sérvia.

«É muito importante começarmos com uma vitória. Vamos começar uma nova etapa com um novo treinador, um novo grupo, portanto temos que criar ligações. Vai ser tudo um bocadinho novo e diferente. Concordo que temos que assumir o favoritismo. Não conheço ainda a equipa do Azerbaijão, mas temos que os respeitar e encarar esse jogo como fazemos com todos os outros», declarou o médio do Chelsea, citado pelo site da FPF, na antevisão dos encontros com o Azerbaijão (sexta-feira, em Barcelos) e a Escócia (dia 9, terça-feira, em Motherwell).

Chéquia, Bulgária e Gibraltar são os restantes adversários portugueses no grupo B.

Ao falar do novo treinador, Essugo referia um dos temas mais marcantes desta nova era, visto que Luís Freire vai estrear-se, no Azerbaijão, no papel que foi de Rui Jorge nos últimos 15 anos.

A equipa iniciou na passada segunda-feira os treinos no estádio Amélia Morais, na Cidade Desportiva do SC Braga, o mesmo local onde trabalhará esta terça.

O treino de quarta-feira será em Vizela, onde a equipa voltará no domingo antes de viajar para a Escócia.

Sugestão de vídeo: