Seleção: arranque para as Américas inicia-se a Leste da Europa
A Seleção Nacional concentra-se esta terça-feira, ao final da manhã, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a fim de iniciar o estágio de preparação para os dois primeiros compromissos da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2026, que se realizará na América repartido por três países — Canadá, Estados Unidos e México.
Sem surpresas na convocatória, como tem vindo a ser seu timbre, o selecionador nacional, Roberto Martínez, terá como primeiro desafio reunir a equipa sem um dos que vinha sendo um dos seus elementos habituais e preponderantes: Diogo Jota, que morreu no início de julho, em Espanha, na sequência de um acidente com o automóvel onde viajava com o irmão, André Silva, também futebolista e igualmente vítima fatal do desastre.
O último fim de semana não terá trazido, ao que se sabe até ao momento, grandes dores de cabeça no que respeita a eventuais impedimentos de jogadores, embora seja de recordar que Pedro Gonçalves, do Sporting, abandonou o clássico de sábado frente ao FC Porto com algumas queixas.
A equipa nacional treina-se na Cidade do Futebol, pela primeira vez, às 13 horas desta terça-feira.
Será, aliás, um dia preenchido no quartel-gerenal da FPF: além das homenagens a Diogo Jota e Jorge Costa [ver abaixo], realiza-se, à tarde, o segundo call center de apoio aos bombeiros, no âmbito da iniciativa «Portugal Conta Connosco».
Os trabalhos da equipa prosseguem na quarta à tarde e na manhã de quinta-feira, dia da partida para Erevan, onde no sábado Portugal defronta a Arménia (17h00).
Na véspera do jogo decorrerá a habitual conferência de imprensa oficial, já no estádio República, bem como uma sessão treino em academia perto do recinto.
Na madrugada de sábado para domingo, após o jogo, a comitiva viaja diretamente de Erevan para Budapeste, capital da Hungria, o adversário seguinte no caminho para a América do Norte, que coloca ainda a República da Irlanda como adversária lusa no grupo F.
Em solo húngaro está, para já, prevista a realização de conferência de imprensa e treinos oficiais no Puskas Arena, palco do Hungria-Portugal (19h45).
Homenagens a Diogo Jota e Jorge Costa
Diogo Jota (avançado, 49 jogos pelos AA, 14 golos marcados) e Jorge Costa (defesa, 50 internacionalizações e 2 golos marcados) serão esta terça-feira, à tarde, homenageados na FPF Arena da Cidade do Futebol, em Oeiras.
A cerimónia em memória dos dois jogadores recentemente falecidos contará com a presença de familiares de ambos e será presidida pelo líder da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença. Várias figuras do futebol e da sociedade estarão igualmente na Arena, bem como, naturalmente, os colegas de Seleção que estarão concentrados na unidade federativa.
Diogo Jota foi vítima de um acidente automóvel a 3 de julho e Jorge Costa sofreu paragem cardíaca a 5 de agosto.
Sub-21: Essugo otimista na estreia de Freire
Dário Essugo deixou, na segunda-feira, notas de otimismo no arranque dos trabalhos da Seleção Nacional sub-21 tendo em vista os primeiros encontros do apuramento para o Europeu da categoria, a realizar em 2027 na Albânia e na Sérvia.
«É muito importante começarmos com uma vitória. Vamos começar uma nova etapa com um novo treinador, um novo grupo, portanto temos que criar ligações. Vai ser tudo um bocadinho novo e diferente. Concordo que temos que assumir o favoritismo. Não conheço ainda a equipa do Azerbaijão, mas temos que os respeitar e encarar esse jogo como fazemos com todos os outros», declarou o médio do Chelsea, citado pelo site da FPF, na antevisão dos encontros com o Azerbaijão (sexta-feira, em Barcelos) e a Escócia (dia 9, terça-feira, em Motherwell).
Chéquia, Bulgária e Gibraltar são os restantes adversários portugueses no grupo B.
Ao falar do novo treinador, Essugo referia um dos temas mais marcantes desta nova era, visto que Luís Freire vai estrear-se, no Azerbaijão, no papel que foi de Rui Jorge nos últimos 15 anos.
A equipa iniciou na passada segunda-feira os treinos no estádio Amélia Morais, na Cidade Desportiva do SC Braga, o mesmo local onde trabalhará esta terça.
O treino de quarta-feira será em Vizela, onde a equipa voltará no domingo antes de viajar para a Escócia.