Centrocampista franco-haitiano atingiu, por mérito próprio, o estatuto de indiscutível nos minhotos
Centrocampista franco-haitiano atingiu, por mérito próprio, o estatuto de indiscutível nos minhotos

SC Braga: o menino fez-se homem e já tem o centenário em ponto de mira

Gorby já leva 98 jogos pela elite bracarense. Percurso tem vindo a ser trilhado a pulso e, acima de tudo, com grande mérito. Médio francês equilibra o coletivo

Gorby chegou ao Minho como um perfeito desconhecido, no início da época 2019/2020 (proveniente do Nantes), e começou por ser integrado nos juniores do SC Braga. Passou, depois, pelos sub-23 e pela equipa B, até que, na segunda metade de 2021/2022, chegou à elite dos arsenalistas.

Honra seja feita a Carlos Carvalhal, que não teve problema em apostar no menino (tal como, de resto, fez com tantos outros provenientes da formação dos guerreiros...) no mais alto patamar do clube. A 17 de outubro de 2021, o esquerdino foi lançado no decorrer do encontro frente ao Moitense (5-0), a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. A estreia na Liga aconteceu ainda nesse mesmo ano, mais precisamente a 5 de dezembro, voltando a saltar do banco na receção ao Estoril (2-0).

Daí para a frente, o médio seguiu firme na perseguição dos seus objetivos e, com os pés no chão, continuou o seu processo de evolução. Que até incluiu, recorde-se, um empréstimo ao Paços de Ferreira, em 2023/2024, numa temporada de excelência para o franco-haitiano: 36 jogos, dois golos e uma assistência.

O regresso à Pedreira era uma inevitabilidade e Gorby agarrou, em definitivo, um lugar entre as primeiras linhas do SC Braga: 39 encontros e um tento apontado.

Os números continuam a ser de enorme relevo na presente campanha - 37 partidas (18 na Liga, 13 na UEFA Europa League, quatro na Taça de Portugal e duas na Allianz Cup), dois golos e um passe certeiro -, mas, mais do que isso, é a importância que o esquerdino tem na equipa. Dono e senhor de um lugar no onze de Vicens, é o garante de todos os equilíbrios do coletivo. Com o gaulês em campo, os minhotos estão mais seguros.

Contas feitas, Gorby contabiliza já 98 jogos pela equipa principal do SC Braga, estando, por isso, a apenas dois do mítico centenário. Algo que não está ao alcance de todos os jogadores com apenas 23 anos...