SC Braga: alicerces da defesa reforçados após 'abanão' de Salvador
Os quatro dias negros que deixaram o SC Braga de mãos a abanar na final da Taça da Liga e ditaram a eliminação arsenalista da Taça de Portugal estão, definitivamente, no passado. Após a surpreendente derrota contra o Fafe na prova rainha, no passado dia 14, António Salvador puxou as orelhas à equipa orientada por Carlos Vicens. Coincidência ou não, os resultados melhoraram sobremaneira desde então: nos últimos quatro jogos, os guerreiros do Minho somaram três vitórias, contra Tondela, Nottingham Forest e Alverca, e um empate, ontem, no reduto do Go Ahead Eagles.
E qual o denominador comum destes quatro resultados? O registo defensivo, traduzido na capacidade de manter a baliza à guarda de Hornicek inviolada. Os minhotos não sofrem golos há quatro partidas consecutivas, igualando as melhores marcas defensivas da temporada. Em agosto, o SC Braga somou igual número de desafios sem ir buscar a bola ao fundo das redes, façanha repetida no ciclo de quatro triunfos seguidos obtidos em outubro.
A viver nova fase positiva, os arsenalistas procuram, agora, esticar a solidez. Segunda-feira, voltam à ação no campeonato, em casa do lanterna vermelha Aves SAD, e se conseguirem superar os 90 minutos sem golos sofridos, estabelecem um novo máximo na época em curso.
O processo defensivo, já se sabe, é transversal e responsabilidade de toda a equipa, mas importa realçar que Carlos Vicens não repetiu o trio de centrais uma única vez nos últimos quatro jogos. Utilizou, ao todo, cinco jogadores nessa linha, a saber: Lagerbielke, Vítor Carvalho, Niakaté, Arrey-Mbi e... Adrian Barisic. O reforço bósnio foi direto ao onze na vitória sobre o Alverca e mostrou que a manobra bracarense em terrenos recuados está bem entrosada, até para quem chega de novo.
A preponderância de Hornicek também é incontornável. O guarda-redes checo atravessa um momento de forma exuberante e defendeu duas grandes penalidades nesta série de jogos: uma contra o Tondela, aos 86', e outra frente ao Nottingham. No lance seguinte, o SC Braga marcou o golo da vitória. Sinais positivos que Vicens procura capitalizar com a temporada a entrar em fase de extrema importância...