SC Braga: forçar colheita caseira e chegar a dado inédito
No final desta 23.ª jornada da Liga, o SC Braga pode ter (bem) mais do que um motivo para sorrir. Caso vençam, depois de amanhã (20.15 horas), o Nacional, os arsenalistas dão corpo a um ano de 2025 que tem sido de excelência: para a Liga, cinco vitórias e apenas um empate.
Mas um eventual triunfo com os insulares também permitirá atingir um dado inédito esta temporada: três vitórias consecutivas em casa – Boavista (3-0) e Gil Vicente (2-0). A Pedreira não tem sido um lar tão doce quanto isso, especialmente quando comparada com os resultados obtidos longe do Estádio Municipal de Braga.
Vamos a números. O SC Braga soma 44 pontos, sendo que mais de metade (26) foram conquistados na condição de visitante: oito triunfos – Boavista (1-0), Nacional (3-0), Arouca (2-1), Aves SAD (1-0), Santa Clara (2-0), Benfica (2-1), Estrela da Amadora (1-0) e Moreirense (2-1) – e dois empates – Gil Vicente e Vitória de Guimarães (ambos 0-0). A estes registos há a acrescentar apenas uma derrota, no reduto do FC Porto (1-2), e num clássico em que os bracarenses até fizeram o bastante para regressarem do Dragão com pontos na bagagem.
Ora, diz a matemática que se 26 pontos foram conseguidos fora de casa, 18 foram somados no conforto do lar: vitórias frente a Moreirense (3-1), Rio Ave (4-0), Farense (2-0), Boavista (3-0) e Gil Vicente (2-0), e empates com Estrela da Amadora (1-1), Estoril (2-2) e Famalicão (3-3). O problema maior esteve nos três desaires, diante de Vitória de Guimarães (0-2), Sporting (2-4) e Casa Pia (1-2).
Perante o exposto, está fácil de perceber que é na pele de forasteiros que os guerreiros têm tido mais batalhas ganhas. Mas é também por isso que é desejo comum na estrutura bracarense que a Pedreira volte a ser encantada. Afinal, se houver motivos para celebrar na receção aos madeirenses, significa também que o SC Braga vai passar (pelo menos) o fim de semana no pódio da classificação. Caso os três pontos fiquem na cidade dos arcebispos, os comandados de Carlos Carvalhal ultrapassam imediatamente o FC Porto e ficarão à espera do que façam os azuis e brancos na próxima segunda-feira, na receção ao Vitória de Guimarães. E não deixa de ser curioso que um bom resultado dos vitorianos potenciará um sorriso dos… bracarenses.
Artigos Relacionados: