Nulo prevaleceu na Grécia. Foto EPA

Panathinaikos de Rui Vitória empata com Shakhtar e adia decisão para a Polónia

Treinador português enfrentou o 'carrasco' do Besiktas na Liga Europa

O Panathinaikos, orientado por Rui Vitória, empatou esta quinta-feira a zero frente ao Shakhtar Donetsk, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, disputado na Grécia.

«Foi um bom jogo contra um adversário muito bom, uma equipa que vem trabalhando bem há algum tempo, com jogadores que conhecem o jogo um do outro», disse Rui Vitória após o empate.

«Fizemos o nosso melhor para neutralizar o adversário. É lógico que o adversário tenha oportunidades, mas as mais importantes que foram criadas foram na área adversária e infelizmente não conseguimos aproveitá-las, o que nos deixa um pouco amargos. Essas oportunidades contra um adversário tão forte, temos de aproveitá-las e marcar um ou dois golos. 0 a 0 não nos deixa satisfeitos. Com autoconfiança e certeza, vamos à procura da classificação até o fim e tentaremos ser melhores na próxima partida», explicou o treinador português em análise ao encontro.

Depois de ter caído da Liga dos Campeões, nas pré-eliminatórias do acesso à fase de liga, frente ao Rangers (1-3 no agregado), o conjunto helénico procurava redimir-se na Liga Europa e mostrou-se mais forte durante a partida. Pelistri, Swiderski e Zaroury foram os protagonistas das melhores ocasiões da equipa da casa, mas o guarda-redes Riznyk brilhou com várias defesas decisivas, mantendo o empate sem golos.

Apesar da superioridade grega, o Shakhtar, que vinha de uma eliminatória demolidora frente ao Besiktas (6-2 no total), desta vez ficou em branco, mostrando um desempenho bem mais contido. O guarda-redes Dragowski também foi chamado a intervir em momentos importantes, garantindo o nulo.

O jogo ficou ainda marcado por um momento emotivo. As crianças ucranianas acompanharam os jogadores do Shakhtar na entrada em campo, num gesto simbólico reforçado pela presença da bandeira da Ucrânia nas costas dos atletas da equipa visitante.

Com o empate sem golos, a decisão da eliminatória será na próxima semana, em Cracóvia, na Polónia. O vencedor irá defrontar os turcos do Samsunspor.

Sugestão de vídeo: