Rui Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu de eliminação

Rui Oliveira de prata em eliminação nos Europeus de pista

Corredor português, campeão olímpico de madison, foi segundo classificado na prova na competição que decorre na Bélgica

Rui Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu de eliminação nos campeonatos de ciclismo de pista, a decorrer em Heusden-Zolder, na Bélgica, somando a quarta medalha europeia em elites nesta prova.

Pela terceira vez na carreira, o português de 28 anos conquistou a prata na corrida de eliminação dos Europeus – também o fez em 2018 e 2023 -, perdendo o ouro para o alemão Tim Torn Teutenberg.

Em terceiro lugar ficou o belga Jules Hesters.

«Já tinha feito pódio várias vezes na eliminação e percebi no aquecimento que estava bem, por isso vinha para lutar pela vitória e estava muito confiante», declarou Rui Oliveira no final da prova.

«Foi das corridas mais difíceis que já fiz, porque o pelotão tinha ciclistas muito fortes, mas outros abaixo da média. A velocidade não era constante, o que nos obrigava a estar muito atentos. Foi muito difícil, mas fiz uma corrida perfeita taticamente. No final, fiz um sprint perfeito e pensei que ia ganhar, mas fui ultrapassado mesmo no fim. Fiquei um pouco desiludido, mas as medalhas mostram que sou um dos melhores do Mundo nesta disciplina e vou voltar para tentar o título», promete o corredor português.

Campeão olímpico de madison em Paris 2024, ao lado de Iúri Leitão, Rui Oliveira somou a quarta medalha continental nesta prova, na qual também foi bronze em 2017.

Gabriel Mendes, selecionador Nacional de ciclismo de pista, revelou-se orgulhoso por ver o trabalho e empenho de toda a equipa reconhecido com duas medalhas: «Começar este Europeu com duas medalhas é fantástico e um grande orgulho. A Maria Martins e o Rui Oliveira fizeram corridas espetaculares, sempre muito atentos e a procurar o melhor resultado possível. Conseguimos chegar às medalhas e o Rui esteve muito próximo de sair daqui campeão europeu, foi por muito pouco. Estou extremamente orgulhoso e satisfeito com o trabalho deles e de toda a equipa. Agora temos de continuar o processo de trabalho que temos vindo a desenvolver».