Rui Oliveira de prata em eliminação nos Europeus de pista
Rui Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu de eliminação nos campeonatos de ciclismo de pista, a decorrer em Heusden-Zolder, na Bélgica, somando a quarta medalha europeia em elites nesta prova.
Tim Torn Teutenberg wins GOLD in the Men's elimination race at the European Championships! 🥇
— Eurosport (@eurosport) February 12, 2025
The German's final throw denies victory on the line from Rui Filipe Alves Oliveira! 🏁#EuroTrack25 pic.twitter.com/NizBs5AJBO
Pela terceira vez na carreira, o português de 28 anos conquistou a prata na corrida de eliminação dos Europeus – também o fez em 2018 e 2023 -, perdendo o ouro para o alemão Tim Torn Teutenberg.
Em terceiro lugar ficou o belga Jules Hesters.
«Já tinha feito pódio várias vezes na eliminação e percebi no aquecimento que estava bem, por isso vinha para lutar pela vitória e estava muito confiante», declarou Rui Oliveira no final da prova.
«Foi das corridas mais difíceis que já fiz, porque o pelotão tinha ciclistas muito fortes, mas outros abaixo da média. A velocidade não era constante, o que nos obrigava a estar muito atentos. Foi muito difícil, mas fiz uma corrida perfeita taticamente. No final, fiz um sprint perfeito e pensei que ia ganhar, mas fui ultrapassado mesmo no fim. Fiquei um pouco desiludido, mas as medalhas mostram que sou um dos melhores do Mundo nesta disciplina e vou voltar para tentar o título», promete o corredor português.
Campeão olímpico de madison em Paris 2024, ao lado de Iúri Leitão, Rui Oliveira somou a quarta medalha continental nesta prova, na qual também foi bronze em 2017.
Gabriel Mendes, selecionador Nacional de ciclismo de pista, revelou-se orgulhoso por ver o trabalho e empenho de toda a equipa reconhecido com duas medalhas: «Começar este Europeu com duas medalhas é fantástico e um grande orgulho. A Maria Martins e o Rui Oliveira fizeram corridas espetaculares, sempre muito atentos e a procurar o melhor resultado possível. Conseguimos chegar às medalhas e o Rui esteve muito próximo de sair daqui campeão europeu, foi por muito pouco. Estou extremamente orgulhoso e satisfeito com o trabalho deles e de toda a equipa. Agora temos de continuar o processo de trabalho que temos vindo a desenvolver».