Rui Borges, treinador do Sporting, com muito que pensar para formar o onze - Foto: Fernando Veludo/LUSA
Rui Borges, treinador do Sporting, com muito que pensar para formar o onze - Foto: Fernando Veludo/LUSA

Rui Borges com menos dez e a ter de 'inventar' à esquerda (o onze do Sporting)

Leões jogam meia-final da Taça da Liga com dezena jogadores do plantel fora das contas de Rui Borges. Cinco lesionados, dois a ganhar condição física, dois na CAN e Gonçalo Inácio castigado! Dificuldade para o treinador escolher a equipa para o V. Guimarães

Um leão privado de dez jogadores entra hoje em ação em Leiria na primeira meia-final duma semana dedicada à Taça da Liga. Ao todo, entre lesionados e castigados e outros à procura da melhor condição física, uma dezena de indisponíveis tem Rui Borges para o jogo com o Vitória de Guimarães (20h00), muitas contrariedades que o brigam o treinador a mudar sobretudo na esquerda, do central ao lateral, passando pelo lugar mais à frente. Matheus Reis deve fazer de Gonçalo Inácio, que cumpre castigo.

Blopa, Debast (era para ter voltado ontem aos treinos mas viu o regresso adiado), Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves são os cinco lesionados; Bragança e Nuno Santos os que procuram a melhor condição; Diomande e Geny Catamo estão na Taça das Nações Africanas (CAN); Gonçalo Inácio viu cartão vermelho com o Gil Vicente e por isso é a saída anunciada do onze. Este é o cenário das baixas leoninas.

Por isso Matheus Reis, que já tinha sido titular no 1-1 em Barcelos devido às limitações no grupo, vai continuar no onze mas desta vez não a lateral-esquerdo mas a central pelo mesmo lado. Confira o onze do Sporting na fotogaleria em cima.

Galeria de imagens 11 Fotos

Quatro vitórias em oito finais

Assim será o Sporting que entrará hoje em cena numa competição em que já esteve na final por oito ocasiões, ganhou quatro vezes (em 2017/2018 com Jorge Jesus, em 2018/2019 com Marcel Keizer e em 2020/2021 e 2021/2022 ambas com Ruben Amorim.

Os verdes e brancos perderam em 2007/2008 com o Vitória de Setúbal; em 2008/2009 com o Benfica; em 2022/2023 com o FC Porto; em 2024/2025 com as águias. Só na temporada em que perderam com os azuis e brancos é que tal não aconteceu nos penáltis.