Jogadores dos Países Baixos a celebrarem o bis de Depay
Jogadores dos Países Baixos a celebrarem o bis de Depay - Foto: IMAGO

Recordista Depay evita desilusão dos Países Baixos

Avançado do Corinthians bateu Van Persie e tornou-se no melhor marcador na história do seu país com um bis na Lituânia

Sofreu, mas deu. Os Países Baixos seguem na liderança do Grupo G, mas sofreram muito mais do que era esperado na Lituânia. A seleção orientada por Ronald Koeman venceu em Kaunas por 3-2, este domingo, e graças ao capitão Memphis Depay.

O jogador do Corinthians bisou e quebrou o recorde de Robin van Persie, tornando-se de forma isolada no melhor marcador de sempre do seu país ao chegar aos 52 golos, conta os 50 do ex-futebolista e atual treinador do Feyenoord. Klaas-Jan Huntelaar é o terceiro na lista com 42 tentos.

Esse primeiro golo que fez história surgiu logo aos 11 minutos: Gakpo recebeu a bola dos pés de Aké na ala esquerda e cruzou para o desvio de Depay. Como seria de esperar, o atacante celebrou efusivamente o golo que o coloca para sempre na história dos Países Baixos e os seus colegas foram todos ter com o seu capitão. Antes do recomeço da partida, Depay ainda foi ao banco de suplentes dar um grande abraço a Ronald Koeman.

Os neerlandeses continuaram ao ataque e aos 33 minutos Quinten Timber aproveitou um lance de enorme confusão na grande área para aumentar a vantagem, com muita sorte à mistura.

A partir daí, os lituanos responderam e bastaram três minutos para reduzirem a diferença no marcador para apenas um golo: excelente remate de Gineitis, assistido por Lasickas, sem hipóteses para Verbruggen.

Se este golo causou surpresa nos adeptos visitantes, eis que perto do intervalo ficaram ainda mais chocados ao verem os visitados a conseguirem igualar o resultado, de bola parada. Cruzamento do autor do primeiro golo para o cabeceamento sem espinhas de Girdvainis, aos 43 minutos.

Tudo empatado ao intervalo, mas Koeman deixou as substituições para os 60 minutos, lançando van de Ven, Steijn e Jurrien Timber, mas foi uma dupla que já estava no relvado que decidiu. Dumfries cruzou e Depay bisou de cabeça (64’), provocando a desilusão nas bancadas.

Novamente em vantagem no marcador, os neerlandeses procuraram fechar o jogo, mas não conseguiram. Gakpo ainda acertou na trave seis minutos depois e Malen até colocou a bola no fundo das redes logo a seguir, mas o avançado do Aston Villa viu o golo a ser anulado por falta a um defesa, após ter tirado o guarda-redes da frente.

Triunfo importante para os Países Baixos, que já tinham escorregado neste estágio de setembro – empate caseiro a uma bola com a Polónia -, pelo que mantêm a vantagem de três pontos na liderança do grupo G para os polacos e Finlândia. O próximo jogo é em outubro em Malta.