Guarda-redes do Friburgo tem um registo impressionante na liga alemã, com apenas três penáltis sofridos em oito e nenhum dos últimos cinco entrou

Recorde na Bundesliga: cinco penáltis defendidos... de forma consecutiva

Noah Atubolu tornou-se no primeiro guarda-redes na história da liga alemã a defender cinco grandes penalidades seguidas

No último fim de semana fez-se história na Bundesliga. Noah Atubolu, guarda-redes do Friburgo, defendeu a grande penalidade de Romano Schmid na vitória fora de casa por 3-0 ao Werder Bremen e quebrou um recorde na liga alemã.

O jogador de 23 anos tornou-se no primeiro guarda-redes de sempre no campeonato a defender cinco pontapés de penáltis consecutivos. Este foi o primeiro da temporada, mas na anterior evitou os dois que teve pela frente e, no último dia de 2023/24, defendeu duas no mesmo jogo.

Ao todo, na sua carreira, Atubolu defendeu 10 dos 30 penáltis que teve pela frente, cinco deles já a jogar na Bundesliga e todos os mais recentes. Na liga alemã sofreu apenas 3 de 8 - Weigl, ex-Benfica, quando estava no M'gladbach, Openda no Leipzig e Ducksch no Bremen.

Noah Atubolu a celebrar mais uma defesa com os colegas - Foto: Imago

Curiosamente, a última grande penalidade defendida antes desta tinha sido também frente ao Werder Bremen, numa goleada caseira por 5-0, e foi André Silva quem desperdiçou da marca dos onze metros. Antes disso, evitou o golo de Wirtz, mas, mesmo assim, foram goleados pelo Bayer Leverkusen (5-1), em dezembro do ano passado.

Por fim, na 34.ª ronda da Bundesliga 2023/24, o Friburgo perdeu por 2-1 no terreno do Union Berlim, de Diogo Leite. Juranovic ainda falhou o penálti aos 38' e aos 90+2' Volland tinha a oportunidade de garantir três pontos que significavam a permanência na principal divisão alemã. Atubolu ainda defendeu o seu remate, mas não evitou a recarga de Haberer, o que deixou o Friburgo de fora das competições europeias.