Razão a Mourinho: repescagens de uma prova para outra da UEFA acabam em 2024/25

A repescagem de clubes da Champions para a Liga Europa, e da Liga Europa para a Liga Conferências – os terceiros classificados da fase de grupos das duas primeiras destas ‘eurotaças’, medida contra a qual o técnico português da Roma, José Mourinho, se manifestou contra, é outra das mudanças que a UEFA se prepara para levar a efeito com a ‘revolução’ prometida no figurino das provas europeias a partir da temporada de 2024/25.

Segundo avança em Itália o site CalcioeFinanza, reclamando acesso a alegados documentos da organização presidida pelo esloveno Aleksander Ceferin, não haverá mais equipas a mudarem de prova europeia em plena época a partir de 2024/25, com a UEFA a ir ao encontro do desejo de ‘Mou’, numa mudança significativa no modelo das provas.

«Não me interessa o sorteio. Há equipas que, na minha opinião não deviam estar lá, porque quem é eliminado numa competição… tem de ir para casa! Se uma equipa que foi eliminada Champions ganhar a Liga Europa, não tem significado para mim: nós estamos nela desde o início», afirmou na pretérita temporada o técnico português, a propósito dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions serem ‘repescados’ para a Liga Europa, e os terceiros colocados após a fase de grupos da Liga Europa continuarem em prova… na Liga Conferência.

Criar um ‘play-off’ intermédio, após a primeira fase, a fase de grupos, e antes dos ‘oitavos’, na Champions, será outra mexida profunda: a ir avante a proposta a que os italianos tiveram acesso, após a fase de grupos só os primeiros oito do ranking são diretamente apurados.

«No final da fase de grupos, em cada uma das competições, as equipas classificadas do primeiro ao oitavo lugar qualificam-se diretamente para os oitavos de final. Os colocados de nono a 16.º lugares vão defrontar os 17.º ao 24.º colocados nos ‘play-offs’ de eliminatória, para se qualificarem para os ‘oitavos’, sendo os clubes classificados abaixo do 25.º lugar eliminados de todas as competições da UEFA», desvendou neste dia a imprensa transalpina.

Após as fases de grupos - com o alargamento de 32 para 36 equipas em cada uma delas a partir de 2024/25 – a UEFA tem um problema: 72 equipas, no total, estarão ainda em disputa das três provas, 24 na Champions, 24 na Liga Europa… e 24 na Liga Conferência. São mais dez do que as atuais 64 (16 nos ‘oitavos’ da Champions, 15, nos ‘oitavos’ da Liga Europa… e 24 na Liga Conferência.