Anthony Gordon foi a estrela do jogo em Baku - Foto: IMAGO
Anthony Gordon foi a estrela do jogo em Baku - Foto: IMAGO

Quatro mil quilómetros, seis golos e o fim do sonho de quem gelou o Estádio da Luz (crónica)

Newcastle esmagou o Qarabag, que venceu o Benfica na primeira jornada da fase de liga, e está virtualmente qualificado para os oitavos de final da Champions

O Newcastle goleou, por 6-1, em Baku o Qarabag, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions e está virtualmente qualificado para a fase seguinte da prova, tornando o jogo em Inglaterra uma formalidade.

Apesar da longa viagem, ligeiramente superior a quatro mil quilómetros (a maior de sempre de uma equipa inglesa nas provas da UEFA), a equipa de Eddie Howe mostrou grande frescura e vontade de resolver rápido: aos 3' já a estrela Anthony Gordon inaugurava o marcador, no início de uma noite fantástica para o extremo inglês.

O golo abalou a equipa local, a tal que surpreendeu o Benfica na Luz na primeira jornada da fase de liga e levando ao despedimento de Bruno Lage - os azeris nunca conseguiram ultrapassar a linha do meio-campo, fruto de uma pressão alta dos ingleses. O avolumar do marcador seria uma questão de tempo.

Thiaw fez o segundo na sequência de uma bola parada e Gordon o terceiro, num penálti muito discutível.

Ainda a saborear as boas sensações do bis, Gordon assinava novo golo, na sequência de um erro do adversário. Era tudo muito fácil.

O desnível era tremendo, parecia uma equipa de profissionais contra amadores e mais uma vez o melhor jogador do Newcastle assinava o póquer, outra vez de penálti, numa falta que ele próprio sofreu do guarda-redes.

Na segunda parte foi diferente. O Newcastle começou a gerir o jogo, já a pensar na partida com o Manchester City para a Premier League e o Qarabag tentou tudo pela honra, a ponto de reduzir para 1-5.

O momento foi muito festejado nas bancadas e ainda cheirou ao segundo dos locais, mas a defesa dos magpies impôs-se e chegaria (já sem Anthony Gordon) ao 6-1, por Murphy, num remate desviado que traiu o guarda-redes.

Termina assim o sonho do Qarabag, que começou no Estádio da Luz.