Quatro jogos arquivados no caso Boaventura
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu aceitar a proposta de arquivamento por parte da Comissão de Instrutores (CI) da Liga Portugal dos autos referentes a quatro jogos sob inquérito no caso de aliciamento de jogadores levado a cabo por César Boaventura.
Isto significa que do ponto de vista da justiça desportiva não haverá qualquer consequência quer para o Benfica, alegadamente o favorecido pelo aliciamento, quer para o próprio Boaventura, cuja figura não se enquadra nos regulamentos.
Tal como refere o CD em comunicado, «não há indícios suficientes de que a atuação de intermediários tenha ocorrido a mando de clube, como também entendeu o Ministério Público no processo criminal, apesar de, inclusive, neste processo criminal estarem disponíveis meios de obtenção de prova inexistentes no âmbito disciplinar». E diz também não haver «indícios suficientes de que clube, ou alguém a seu mando, tenha proposto o pagamento de quantias a jogadores para obtenção de resultado de vitória ou empate.»
Quanto ao agente, o facto de o Regulamento Disciplinar da Liga não contemplar «a função de intermediário como agente desportivo», e que, «por não haver essa menção expressa aos intermediários na definição de agente desportivo, se lhes mostra inaplicável o regime de procedimentos e sanções disciplinares constantes em tal Regulamento».
Os jogos em causa são o Rio Ave-Benfica em 2015/2016, Marítimo-Benfica em 2015/2016, Rio Ave-Benfica em 2016/2017 e o Boavista-Benfica em 2016/2017.
Recorde-se que César Boaventura foi condenado pelo tribunal, na última quarta-feira, por corrupção ativa, com pena suspensa, por tentativa de aliciamento a jogadores do Rio Ave para o encontro entre os vila-condenses e o Benfica, da 31.ª jornada da 2015/2016.
O comunicado do Conselho de Disciplina refere ainda que «não foi colhida qualquer prova que permita afirmar a existência de indícios suficientes» de que o Sporting teria oferecido 400 mil euros aos jogadores do Marítimo, como incentivo extra para ganhar então ao Benfica.