Programas sobre decisões dos árbitros voltam à TV esta quinta-feira
O programa Juízo Final, no qual o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol revela e explica os áudios de videoarbitragem mais polémicos de cada jornada da Liga, volta à antena da Sport TV esta quinta-feira, a partir das 20h30.
A novidade para a época 2025/2026 é que o programa será quinzenal, em vez de mensal. A tendência será, portanto, a de serem analisadas duas jornadas em cada programa, começando já pelas 1.ªe 2.ª rondas do principal campeonato profissional potuguês.
Duarte Gomes, recentemente empossado como Diretor Técnico Nacional de Arbitragem, é o elemento designado para a explicação dos lances, papel que coube, durante a vigência da anterior direção federativa, ao também ex-árbitro João Ferreira.
Novo espaço no canal 11
Além do regresso do Juízo Final e da nova periodicidade, há outra novidade no pensamento do atual Conselho de Arbitragem. Já tinha sido revelada a intenção, mas agora é certo que existirá um programa semanal no canal 11, propriedade da FPF, sobre arbitragem.
Contando igualmente com as explicações de Duarte Gomes — com larga experiência mediática, quer a nível televisivo quer escrito —, o novo espaço tem como objetivo introduzir uma perspetiva didática sobre um conjunto de lances que, semanalmente, o Conselho de Arbitragem selecionará para tentar explicar melhor as leis do jogo e as razões que presidem às decisões dos árbitros.
O primeiro programa vai para o ar amanhã, sexta-feira, às 19h00 e versará sobre lances recolhidos na 1.ª jornada do campeonato.
Em entrevista recente a A BOLA, Duarte Gomes já tinha deixado algumas ideias sobre o projeto do canal federativo: «Seguramente será do agrado do adepto e da imprensa, porque de uma forma aberta, tranquila e transparente vamos comentar os lances de forma absolutamente descontraída, sejam decisões corretas ou incorretas, e sempre numa perspetiva de perceber como podemos evitar que os erros se repitam.»
Artigos Relacionados: