Águias partilharam este domingo um vídeo a assinalar os 70 anos do antigo estádio e a sublinhar o objetivo de aumentar a lotação da casa encarnada para 70 mil lugares, tal como anunciado na véspera pelo presidente do clube, Rui Costa, em Arouca

Processo de revisão dos estatutos do Benfica «pode ser estudado»

Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica elogia forma como foi concluído o processo e explica os próximos passos

O processo de revisão dos estatutos do Benfica merece ser caso de estudo. A opinião é manifestada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias, satisfeito pela forma como foi concluída a discussão na especialidade, neste sábado.

«Como disse o presidente Rui Costa, foi um dia em que o Benfica sai mais forte e que o Benfica venceu. O Benfica conseguiu, numa Assembleia Geral que se previa - e foi - difícil e longa, finalizar a questão dos estatutos, que foi abrangente e democrática. Quase arrisco dizer que foi o processo de revisão de estatutos mais democrática de uma associação desportiva. Foi participada, com centenas de propostas», resumiu Pereira da Costa, em declarações à BTV após a conclusão dos trabalhos.

«Foi também um dia intenso, muito intenso, em que os sócios compareceram, discutiram civilizadamente e que fortaleceu a democracia no Benfica.Agradecer aos sócios. Se o Benfica é o grande vencedor também outros vencedores. São os sócios do Benfica. Todos. Pela participação. Agradecer aos trabalhadores e comunicação do Benfica, aos órgãos sociais e a todos os que apresentaram propostas. São milhares de horas de trabalho que aqui estão», acrescentou.

O processo ainda não está completamente fechado, contudo, pelo que o presidente da Mesa da Assembleia Geral explicou depois os próximos passos, para que a proposta final seja submetida a votação: «Agora, vai ser feito um estudo jurídico da proposta final, do que podemos chamar de consolidação da proposta, para se perceber o que pode haver de contradição, vírgulas que faltam ou palavras que falhem. Será feito nos próximos dias. É um trabalho que está pré-feito. A Mesa tem tido o cuidado de saber o que será objeto de pequenas alterações. Depois marcaremos uma AG apenas para votar a proposta que saiu. Conta-se que seja muito participada e vida. Será votada em urna, voto físico e secreto. Essa proposta precisará de 75 por cento de votos favoráveis para ser aprovada. Será explicada, com a colaboração da comunicação do Benfica. E cá estamos para fazer o que ainda tem de ser feito.»

Pereira da Costa deixou também uma palavra para o antecessor, que renunciou ao cargo a meio da primeira sessão de discussão dos estatutos na especialidade: «O Dr. Fernando Seara iniciou e liderou este processo. E conseguiu que houvesse a proposta de consenso juntando diversas sensibilidades. O nosso lema é E Pluribus Unum. O que nasceu para viver junto não pode ser dividido. Quando o Benfica ganha, ganhamos todos. Hoje o Benfica saiu fortalecido porque venceu, tem estatutos que são vontade da Assembleia. Estou satisfeito pela forma como decorreu o processo, democrático, que pode ser estudado, pode fazer literatura no que é uma alteração democrática e ampla na maior instituição desportiva portuguesa», concluiu.

Entre as principais alterações à proposta de consenso aprovadas este sábado, destaque para a apresentação de listas separadas às eleições para os órgãos sociais do clube e a possibilidade de uma segunda volta, caso nenhuma das listas consiga mais de 50 por cento dos votos. Nesse cenário, a segunda volta será disputada entre as duas listas mais votadas, e no prazo máximo de 15 dias. Já a fechar a Assembleia Geral Extraordinária foi aprovada também a eliminação do artigo que consagrava o direito de voto das Casas do Benfica. Foi igualmente aceite a possibilidade de marcar uma Assembleia Geral Extraordinária por sócios que reúnam 10 mil votos, uma terceira reunião ordinária prevista para discutir a época desportiva, e ainda que as AG sejam realizadas em dias não úteis, e convocadas com 30 dias de antecedência mínima.