Allegri ao lado de Aurelio De Laurentiis na apresentação como novo treinador do Nápoles
Allegri ao lado de Aurelio De Laurentiis na apresentação como novo treinador do Nápoles

Presidente do Nápoles ao ataque: «Na Europa, somos marionetas de UEFA e FIFA»

Na apresentação de Massimiliano Allegri como novo treinador, o presidente do clube não poupou críticas aos organismos que regem o futebol

A apresentação oficial de Massimiliano Allegri como novo treinador do Nápoles, que decorreu no Teatro San Carlo, ficou marcada pelas duras palavras de Aurelio De Laurentiis. O presidente do clube italiano criticou a gestão do futebol por parte da UEFA e da FIFA, considerando que os clubes deveriam ter o controlo.

«Continuamos a produzir um futebol que não é gerido por nós, de quem deveríamos ser os donos, mas por instituições que se enriquecem às nossas custas e às custas das outras ligas», declarou De Laurentiis.

O dirigente sublinhou que o problema é fundamentalmente económico, apontando o exemplo de Inglaterra, onde, apesar de as receitas serem três vezes superiores às de Itália, os clubes continuam a apresentar prejuízos. «Isto significa que o futebol não funciona por uma série de motivos que deveriam ser abordados», acrescentou, concluindo de forma contundente: «Na Europa, somos marionetas ao serviço da UEFA e da FIFA.»

Momentos de descontração com Allegri

Apesar do tom sério das críticas, a conferência de imprensa teve vários momentos de humor, protagonizados pelo presidente e pelo novo treinador. Num desses episódios, Allegri expressou o seu entusiasmo e responsabilidade, afirmando: «A 30 de maio teremos de ter alcançado objetivos e conquistado troféus». De Laurentiis interrompeu-o de imediato, em tom de brincadeira: «Então, esperas ter chegado à final da Champions, já que falaste em 30 de maio...», o que gerou risos na plateia.

Noutra altura, quando se mencionou que Allegri sucedia a Conte pela segunda vez (a primeira foi na Juventus), o presidente brincou, agarrando o braço do técnico: «Dá sorte». De Laurentiis gracejou ainda sobre a forma como Allegri vive os jogos: «Em campo, ele atira sempre o casaco ao chão, portanto...»

A iniciar sessão com Google...