Presidência do Benfica: Mauro Xavier avança no verão
Mauro Xavier, gestor de 47 anos, vai ser candidato à presidência do Benfica nas eleições de outubro. O anúncio oficial está previsto para finais de julho/início de agosto.
Há dois pressupostos, sabe A BOLA, que o futuro candidato quer ver cumpridos antes de entrar oficialmente na corrida: a participação da equipa de futebol no Mundial de Clubes (a realizar nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho) e a aprovação de um regulamento eleitoral para o sufrágio que decorrerá no final de outubro. Este regulamento depende da realização de uma Assembleia Geral.
A candidatura de Mauro Xavier, cuja carreira profissional como gestor passou durante anos pela Microsoft e prossegue na PwC, uma das maiores consultoras mundiais, está a ser preparada e equacionada há muitos meses. O pré-candidato tem desenvolvido vários contactos por todo o País — com forte presença nas Casas do Benfica — e inclusivamente já publicou o seu pensamento para o clube no livro A Nossa Camisola, editado pela Prime Books em janeiro deste ano.
Ao que A BOLA apurou, a decisão de avançar está tomada por Mauro Xavier, que no entanto prefere não efetuar o anúncio formal numa altura turbulenta como a que se seguiu à perda do campeonato e da Taça de Portugal por parte do Benfica, com as consequentes conquistas do Sporting.
O futuro candidato entende que é altura de discutir ideias para o clube e a SAD, e não exatamente pessoas, e por isso não abdicará de intervir na Assembleia Geral do próximo dia 7 de junho, na qual a aprovação das contas é o ponto único mas onde o atual período do Benfica não deixará de estar em cima da mesa.
João Diogo Manteigas já oficializou a candidatura, Noronha Lopes e Martim Borges Coutinho Mayer preparam o anúncio para os próximos dias, Cristóvão Carvalho está alinhavado também como candidato e Rui Costa ainda não esclareceu se será recandidato.