Samu bisou na receção ao V. Guimarães (IMAGO) - Foto: IMAGO

Premier League? Samu sabe o que quer: ficar no FC Porto e ser campeão

Interesse do Newcastle não abalou as ideias do ponta-de-lança, que se sente em casa no Dragão e quer aliar «explosão» individual às conquistas coletivas

Primeiro, o salto triunfante para o golo. Depois, a homenagem ao eterno capitão Jorge Costa, com direito a mensagem na camisola e a um gesto que não passou despercebido nas bancadas do Estádio do Dragão. Autor de um bis e de exibição portentosa na estreia do FC Porto na Liga 2025/26, Samu fez questão de transmitir ao Mundo os planos que tem para o futuro próximo.

No festejo do 2-0, que anotou de cabeça, o ponta-de-lança dos azuis e brancos beijou o símbolo e, com a mão direita, anunciou: «Eu fico!» Isto numa altura em que o nome do internacional espanhol tem sido colocado com insistência na rota da Premier League, mais especificamente na do Newcastle. A ideia do jogador aponta, porém, noutro sentido. Samu quer continuar no FC Porto pelo menos mais uma temporada, não só porque se sente totalmente integrado e em casa no clube, mas também porque quer ser campeão de dragão ao peito.

Esse é o desejo absoluto do camisola 9. E não surgiu do dia para a noite, nem resultou de uma decisão tomada perante o interesse (verdadeiro) do quinto classificado da última edição da Liga inglesa. A BOLA sabe que o goleador de 21 anos definiu desde cedo que o futuro imediato passaria pelo Dragão, embora esteja ciente de que o mercado é volátil e que uma proposta próxima da verba estipulada na cláusula de rescisão - 100 milhões de euros - pode resultar noutro tipo de movimentações.

Galeria de imagens 20 Fotos

Ainda assim, esse é um cenário que tanto Samu como os respetivos representantes e a SAD portista consideram, nesta altura, improvável. Aos escritórios do Dragão não chegou qualquer proposta formal e, apesar de seguir atentamente o dianteiro espanhol, o Newcastle tem outros alvos definidos como prioritários para colmatar a provável saída de Alexander Isak, cobiçado pelo Liverpool.

A nova cara do FC Porto, deixada bem patente frente ao V. Guimarães, também tem servido de fonte motivacional para Samu. O desempenho do avançado espanhol na pré-temporada deixou algumas dúvidas, principalmente no que concerne à vertente técnica, mas, anteontem, contra o Vitória, a resposta foi cabal. Além de saber perfeitamente como pode aproveitar ao máximo as valências inatas do goleador, Francesco Farioli quer dotar o seu ponta-de-lança titular de outras capacidades.

Um processo gradual, para levar a cabo ao longo da época, e para o qual também contribuirá Luuk de Jong, principal concorrente de Samu pela vaga no eixo do trio atacante. O neerlandês tem 34 anos e, além dos muitos golos marcados no país natal, absorveu conhecimentos em dois clubes da alta roda espanhola e... europeia: Sevilha e Barcelona.

Samu está, portanto, de corpo e alma no FC Porto, alheio ao ruído provocado por um mercado de verão que tem sido frenético no que toca a transferências de goleadores. E é com essa mentalidade que o número 9 dos azuis e brancos quer retificar a «quebra» verificada na segunda metade de 2024/25, quando se ressentiu da mudança de modelo de jogo. Ainda assim, conseguiu fechar a época com 27 golos na conta pessoal. Número que, de resto, não saciou Samu. Agora, é preciso aliar a «explosão» individual ao sucesso coletivo.

Sugestão de vídeo