Premier League quebra tradição adorada pelos adeptos
Apenas um jogo da Premier League será disputado no Boxing Day (26 de dezembro), avança o jornal britânico Times. A decisão de quebrar a tradição, que poderá gerar descontentamento, é motivada pela sobrecarga do calendário, causada pela expansão das provas europeias e pelo reagendamento dos jogos da FA Cup exclusivamente aos fins de semana.
A Premier League tem uma obrigação contratual de garantir 33 fins de semana para as transmissões televisivas e precisa de cumprir esse compromisso. Por isso, embora ainda não tenha sido tomada uma decisão final, o Boxing Day será provavelmente tratado como qualquer outra sexta-feira da temporada, quando apenas um jogo é transmitido. Os jogos da jornada serão distribuídos por sábado, domingo e segunda-feira, o que permitirá à liga cumprir os critérios do seu contrato.
O primeiro jogo do Boxing Day foi disputado em 1888. Até 1965, em Inglaterra, chegavam mesmo a realizar-se jogos no próprio dia de Natal.
De acordo com os termos do contrato de direitos televisivos, a Premier League é obrigada a garantir 33 fins de semana e cinco jornadas a meio da semana.
A direção da liga está confiante de que, no próximo ano, quando o Boxing Day calhar a um sábado, o calendário voltará à sua forma normal.