Portugal vence Filipinas a caminho do Mundial
Portugal venceu as Filipinas, por 3-0, esta terça-feira, no primeiro de três jogos em que as duas seleções se vão defrontar, em Santo Tirso, em quatro dias, com o objetivo de se prepararem para o Campeonato do Mundo de seniores masculinos, que decorrerá entre 12 e 28 de setembro naquele país do sudeste asiático.
A Seleção Nacional impôs-se pelos parciais de 25-17, 28-26 e 25-17, e ainda num quarto set extra, por 25-19, alinhando de início com Miguel Tavares, Lourenço Martins, Kelton Tavares, Alexandre Ferreira, Nuno Marques, Filip Cveticanin e Ivo Casas (libero), tendo jogado ainda Tiago Violas; André Pereira, José Andrade, José Pinto, Rafael Santos e Guilherme Menezes e Gonçalo Sousa (libero).
A equipa das quinas enfrentará a terceira participação no Mundial, a primeira após 23 anos. Sob orientação do selecionador nacional João José, os trabalhos arrancaram a 28 de julho e são descritos pelo distribuidor Miguel Tavares Rodrigues com um «processo árduo, mas necessário», em que «é preciso sempre sofrer um pouco para depois se tentar que os jogos seja um bocadinho mais fáceis do que os treinos». Alexandre Ferreira, zona 4, realça que «jogar contra seleções do top mundial é uma motivação extra», enquanto o libero Ivo Casas reforça a intensidade do trabalho e a motivação da equipa, que «quer muito estar numa fase final do Campeonato do Mundo», algo que Portugal não conseguia desde o histórico Argentina 2002. Nesta competição participou o selecionador João José, então jogador, contribuindo para a conquista de histórica oitava posição. O técnico reconhece que será complicado igualar essa classificação, porque os adversários são muito fortes. O objetivo principal está traçado.
«Há duas seleções que não precisam de apresentação, são Cuba e Estados Unidos. São duas candidatas a medalhas. Temos de ser realistas, mas também ambicionar e aceitar o desafio de conseguir passar aos oitavos de final», destaca, o que implica terminar entre os dois primeiros da Pool D, que inclui ainda a Colômbia, numa competição que, este ano, se disputa num novo formato com 32 seleções.
Dos jogadores em estágio em Santo Tirso, apenas 14 seguirão para a Roménia no próximo dia 26 para nesse cumprir mais jogos de preparação. A viagem para as Filipinas está agendada para 2 de setembro.
Portugal defronta adversários de peso na fase final do Mundial 2025. A estreia no torneio será contra Cuba, a 13 de setembro, em jogo com início programado para as 6h30 horas em Lisboa, reeditando confrontos históricos na Liga Mundial. Segue-se, no dia 15, às 14h00, o jogo com os Estados Unidos, equipa que dispensa apresentações, terceira classificada no ranking mundial e medalha de bronze na Olimpíada de Paris. O percurso na fase de grupos encerra com o jogo frente à Colômbia, no dia 17, às 3h00.
Quarta-feira, a Seleção Nacional volta a defrontar a sua congénere das Filipinas em Santo Tirso, a partir das 17h00. Na sexta-feira, novo duelo com os asiáticos (10h00).