Portugal já tem adversário para a meia-final!

A seleção sub-19 da Noruega, orientada pelo português Luís Pimenta, técnico de 41 anos, garantiu na noite desta segunda-feira que acompanhará a Espanha, com a qual empatou 0-0 neste dia, como os qualificados do Grupo B para as meias-finais do Campeonato da Europa UEFA do escalão, a decorrer em Malta até domingo, dia 16 do corrente mês: serão os noruegueses, segundos classificados do agrupamento, o adversário de Portugal, quinta-feira (17 horas), nas meias-finais.

Depois de Portugal ter vencido, com três vitórias em três jogos, o Grupo A, e de também a Itália, na segunda posição, ter avançado para os quatro melhores do torneio em Malta, faltava, com a Espanha já apurada de antemão no Grupo B – mas ainda sem saber, até este dia, se como vencedora ou segunda classificada – quais os apurados do Grupo B.

E o empate, que bastava à formação orientada por Luís Pimenta – qualquer que fosse o resultado do encontro entre a Grécia (já eliminada de antemão) e a Islândia (precisava de vencer, e poderia não chegar, tinha um ponto, a Noruega somava quatro) – para se apurar, foi mesmo o resultado desta segunda-feira, no Estádio Ta’Qali, em Ta’Qali (Malta), entre ‘nuestros hermanos’ e os noruegueses, a contar para as 3.ª e última jornada do Grupo B.

A Espanha vence o Grupo B, com sete pontos. Defrontar quinta-feira, dia 13, na segunda meia-final (20 horas de Portugal Continental) a Itália, segunda classificada do Grupo A.

Já a Seleção Nacional, orientada por Joaquim Milheiro, defrontará no mesmo dia, mas antes (17 horas de Portugal Continental) a Noruega, segunda classificada do Grupo B, com cinco ponto, no Tony Bezzina Stadium, em Paola (Malta). A Noruega de Luís Pimenta, técnico que nunca treinou em Portugal (só na Letónia e Suécia), mas que irá defrontar o seu país natal por um lugar na final de domingo, dia 16. É a primeira presença da Noruega nas 'meias' de um Europeu de sub-19...

À distância e em simultâneo do jogo entre Espanha e Noruega – à Espanha, o empate chegar para vencer o grupo (qualquer que fosse o resultado do outro jogo do grupo a decorrer em simultâneo) jogava, também, a favor dos noruegueses… - em Paola, no Estádio Hibernians, em Paola (Malta), a Islândia, orientada por Olafur Skulason, também não conseguiu o único resultado que lhe interessava, a vitória.

A Islândia, que ainda tinha esperanças no apuramento, empatou também sem golos 0-0 ante a Grécia, treinada por Anastasios Theos… e ficou em terceiro lugar do Grupo B, com dois pontos, enquanto os helénicos foram quartos e últimos, com um ponto: o do empate da noite desta segunda-feira, com o qual se despediram do torneio, após dois desaires.

RESULTADOS DA 3.ª JORNADA DO GRUPO B (esta 2.ª feira):

Espanha – Noruega, 0-0

Grécia – Islândia, 0-0

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRUPO B:

1.º Espanha 7 pontos

2.º Noruega 5 pontos

3.º Islândia  2 pontos

4.º Grécia     1 ponto

MEIAS-FINAIS, 5.ª FEIRA, DIA 13 (hora portuguesa):

PORTUGAL – Noruega (17 horas, Paola)

Espanha – Itália (20 horas, Ta’Qali)