Polémica: há um Benfica-FC Porto, mas não há árbitros devido a greve

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação de Andebol de Portugal (FAP) emitiu esta quinta-feira um comunicado a dar conta da impossibilidade de efetuar nomeações de árbitros para os jogos dos dias 22, 23 e 25 de abril, em virtude de todos terem pedido dispensa.

Em causa está uma greve nesta 21.ª jornada, que tem no sábado o Póvoa-Sporting (15 horas) e no domingo o Benfica-FC Porto (15 horas também).

«O CA da FAP informa que a totalidade dos árbitros nacionais, numa ação impulsionada pela Associação Portuguesa de Árbitros e Oficiais de Mesa de Andebol (APAOMA), pediram dispensa de arbitrar nos dais 22, 23 e 25 de abril», pode ler-se.

A ação concertada dos árbitros é uma tomada de posição da classe pelo facto de não se ter sentido apoiada pela FAP na sequência de uma queixa sobre o setor que foi enviada por um clube à Federação Europeia de Andebol (EHF).

«O CA compreende e respeita a decisão dos árbitros e está aberto para, em conjunto com a direção da FAP e a direção da APAOMA encontrar uma solução que permita a reposição da normalidade e consequente retoma da atividade por parte dos árbitros», sustenta ainda o comunicado, vincando o CA que tem «plena consciência de que os árbitros são fundamentais para a boa organização e desenvolvimento da modalidade e são pilar basilar da verdade desportiva».