Pékerman conta como desviou Messi da seleção de Espanha
José Pékerman, selecionador argentino entre 2004 e 2006, recordou a estratégia que montou para garantir que Lionel Messi não acabasse a representar a seleção de Espanha.
«Tínhamos referências sobre o Leo Messi de um torneio de sub-17 na Finlândia. A equipa técnica espanhola dizia-nos que, se tivessem tido aquele miúdo, teriam vencido», começou por dizer durante a sua participação no Olé Summit 2025.
Por isso, os responsáveis espanhóis na altura começaram a preparar toda a documentação necessária para convocar o jogador.
Ao saber disso, Pékerman contactou o selecionador argentino sub-20, Hugo Tocalli.
«Disse ao Tocalli que estava impressionado, que ele era o jogador do futuro. Não me podia enganar, era a nova bênção do futebol argentino. Mas, como os papéis para ele jogar o Mundial sub-20 por Espanha já estavam a ser tratados, tivemos de nos apressar», afirmou antes de explicar a solução.
«Só precisava que assinasse a ficha de jogo»
Segundo as regras da FIFA na altura, um jogador que atuasse num jogo oficial por uma seleção jovem ficaria impedido de representar outra nação, então o treinador forçou um jogo particular a 29 de junho de 2004 com o propósito de assegurar que Messi se estreava pela seleção sub-20 da Argentina.
«Eu só precisava que ele jogasse um particular, assinasse a ficha de jogo e que a enviássemos à FIFA. E pronto, Espanha nunca mais», relatou Pékerman.
«Falei com o presidente Julio Grondona, contei-lhe a situação e disse que o Messi queria vir. Era preciso enviar a convocatória para Barcelona», acrescentou Pékerman que ainda pediu que o jogo fosse disputado no estádio do Argentinos Juniors, o mesmo onde Diego Maradona se estreou.
O encontro particular realizou-se contra o Paraguai e a Argentina sub-20 venceu por 8-0. Messi entrou para o lugar de Ezequiel Lavezzi, fez um golo e duas assistências e o seu futuro internacional ficou selado.
O resto é história. Messi somou, depois, 196 internacionalizações e marcou 115 golos pela seleção principal argentina.
Artigos Relacionados: