Proença com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin. Foto: FPF
Proença com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin - Foto: FPF

Pedro Proença toma posse em comité da UEFA

Presidente da FPF assumiu lugar num dos órgãos consultivos de aconselhamento ao Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, passou esta terça-feira a integrar oficialmente o Comité das Associações Nacionais da UEFA, órgão consultivo que apoia o Comité Executivo do organismo europeu. A tomada de posse aconteceu em Nyon.

A FPF sublinhou que Proença assume funções num dos grupos de trabalho mais relevantes entre as 19 comissões temáticas da UEFA, responsáveis por áreas como arbitragem, formação, saúde, competições, transferências ou licenciamento. O comité das associações nacionais, que agora integra, é presidido por Servet Yardimci, ex-líder da federação turca, e tem como missão aprofundar a relação da UEFA com as federações-membro, acompanhar processos de novas admissões e reforçar a cooperação com outras confederações e entidades do futebol mundial.

Para Pedro Proença, o convite representa mais do que prestígio: «Para a FPF, integrar o Comité das Associações Nacionais representa uma enorme honra. O futebol português goza de grande prestígio, está presente nos maiores fóruns de reflexão do futebol europeu e será sempre um membro ativo na procura de caminhos para a indústria.»

Na primeira reunião em que participou, o novo comité analisou o estado de vários projetos estratégicos em curso na UEFA, incluindo o Innovation Hub e o programa UEFA Together, iniciativas que procuram modernizar processos internos, apoiar federações e fomentar maior colaboração entre os diferentes organismos do futebol europeu.