Paulo Bernardo anteviu o duelo contra a Polónia Foto:FPF

Paulo Bernardo: «Queremos ganhar o torneio e pensar na Seleção A»

Médio do Celtic admitiu que experiência nos sub-21 acrescenta responsabilidade, mas frisa que não pensa em bater recordes

Paulo Bernardo foi o porta-voz do plantel da Seleção sub-21 na véspera do confronto de Portugal com a Polónia, a contar para a segunda jornada da fase de grupos do Europeu. Após o empate no duelo inaugural diante da França (0-0), o médio do Celtic reconhece que a equipa das Quinas vai encontrar um adversário que exige uma preparação alternativa: «Vai ser um jogo totalmente, vão defender mais em bloco, vão ser bastante agressivos. Temos de ser pacientes, circular bem a bola e saber quando acelarar.»

Paulo Bernardo confessou que faltou «eficácia» aos comandados de Rui Jorge para conquistar os três pontos na primeira jornada e que «paciência» tem de ser a palavra de ordem diante da equipa polaca.

A cumprir os últimos jogos da carreira nos sub-21, Paulo Bernardo refletiu sobre três anos às ordens de Rui Jorge: «No primeiro Europeu era um dos mais novo, agora sou dos mais velhos, está a ser muito bom. É sempre um orgulho representar a Seleção, quer dizer que estou a fazer bem o meu trabalho.»

Caso entre em campo diante da Polónia e da Geórgia, Paulo Bernardo torna-se no jogador com mais partidas somadas na história da Seleção Sub-21 (31), superando o recorde que pertence a Manuel Fernandes (30). Neste momento, o médio formado no Benfica soma o mesmo número de jogos do que o amigo Henrique Araújo (29).

Paulo Bernardo revelou que não tinha conhecimento de que podia fazer história na Eslováquia logo na fase de grupos e deixou uma garantia: «O Henrique disse-me depois de falar com os jornalistas. Queremos mesmo é ganhar o torneio e pensar na seleção A.»

Face à ausência de Henrique Araújo do onze diante da França, Paulo Bernardo envergou a braçadeira de capitão. Ainda assim, frisa que a responsabilidade é partilhada por todo o grupo de trabalho: «Posso usar a braçadeira no braço, mas todos são exemplares e todos temos de liderar.»

Sugestão de vídeo: