«Parece que no futebol brasileiro se pode ser tudo, menos Abel»
Abel Ferreira voltou às conferências de imprensa depois de o Palmeiras ter vencido em casa por 3-0 o Jacuipense, jogo da quinta fase da Copa do Brasil, e não escondeu a frustração ao comentar as sanções que lhe foram impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que o mantêm afastado do banco no Brasileirão.
O treinador foi suspenso por sete jogos em segunda instância pelo STJD, na sequência de expulsões nos encontros com o Fluminense e o São Paulo, ambos para o Campeonato Brasileiro. A reincidência nos protestos foi o principal argumento para a condenação pesada.
Abel já cumpriu quatro jogos de castigo, o último dos quais no fim de semana passado, frente ao Athletico Paranaense. Em solidariedade, a equipa técnica e o departamento de futebol do clube adotaram uma «lei do silêncio», cancelando a conferência de imprensa, algo que o treinador desdramatizou com humor: «Só porque você falou, está abolida a lei do silêncio».
Abel “abolindo” a Lei do Silêncio de forma direta e reta no fim da coletiva pic.twitter.com/48wjRMoYn1
— Leonardo Barbieri (@Infos_palestra) April 24, 2026
Antes do jogo, Abel dissera que se calhar teria de se controlar mais e pensar no que poderia fazer no banco. Convidado a explicar, foi direto: «Eu não preciso de explicar, vocês é que têm de ver as imagens, eu não tenho de explicar. Não tenho de explicar nada, está muito claro para quem quiser ver. Parece que no futebol brasileiro se pode ser tudo, menos Abel.»
Após a vitória do Palmeiras contra a Jacuipense, Abel Ferreira foi perguntado sobre declaração que havia dado à Prime Video logo antes da partida.#FutebolNaESPN pic.twitter.com/Tp9MZoGvWX
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) April 24, 2026
Ainda antes do jogo com o Jacuipense, Abel já tinha manifestado a sua irritação com a suspensão, referindo-se a um jogo entre o Flamengo e o Vitória. «Ontem, a ver um jogo na TV [Flamengo-Vitória], se eu fosse o técnico daquela equipa seria expulso mais uma vez, porque há decisões que não se compreendem. Ver coisas a acontecer que interferem no trabalho. Foi a única razão pela qual sou expulso, mas faz pensar. Há coisas que não posso mudar, então tenho de mudar eu», explicou.
«A única coisa que muda é eu não estar no banco, de resto mantém-se», resumiu ao Prime Video Brasil.
Lesão de Vitor Roque é nova dor de cabeça
Quanto ao encontro, Sosa marcou de penálti aos 9, e mesmo a fechar a primeira parte, Talisca foi expulso nos visitantes aos 36, e logo depois Felipe Anderson fez o 2-0. O mesmo Sosa voltou a marcar de penálti aos 55.
Para além da suspensão, o Palmeiras tem agora de lidar com a lesão de Vitor Roque. O avançado foi titular, mas teve de ser substituído antes dos 20 minutos com dores no mesmo tornozelo que já o tinha afastado dos relvados por mais de um mês.
Abel Ferreira lamentou, descrevendo o jogador como «especial» e mostrando-se preocupado. «Infelizmente, hoje estava a ganhar confiança, íamos dar-lhe este jogo para ter ritmo. Está a ser um início de ano muito difícil para ele. Não consigo dizer concretamente o que ele tem, mas pela linguagem corporal dele... estava super triste. Temos de ver», comentou o técnico.