Português está no ano mais vitorioso da carreira e os principais objetivos seguem-se. O Tour já, e depois a Vuelta. O melhor corredor português da atualidade na primeira pessoa

Oficial: Pogacar de fora, João Almeida é líder na Vuelta

Vencedor do Tour vai repousar do desgaste acumulado

Está confirmado, Tadej Pogacar não vai mesmo participar na Volta à Espanha. O anúncio da equipa, previsto para quarta-feira, foi antecipado para esta terça-feira e, assim, João Almeida e Juan Ayuso assumem a liderança da UAE Team Emirates.

“É um sentimento especial para mim começar a Vuelta como líder da equipa, especialmente na forma que mostrei este ano. A recuperação da queda no Tour tem sido tranquila e as sensações nos treinos têm sido boas. Temos uma boa equipa à nossa volta e acredito que podemos lutar por algo grande”, disse João Almeida.

Juan Ayuso, sendo ciclista espanhol, diz que a Volta à Espanha «é uma corrida muito especial» por ser em casa. «Tenho estado a treinar bem, estou a sentir-me muito bem e estou focado a 100% em fazer uma boa corrida para a equipa», acrescentou.

Segundo o próprio Pogacar, a decisão foi tomada após o elevado desgaste acumulado ao longo da temporada. «Depois de um Tour tão exigente, decidimos que era melhor fazer uma pausa. A Vuelta é, claro, uma corrida à qual eu adoraria retornar. Tenho memórias fantásticas de 2019, mas agora o meu corpo pede um descanso», afirmou o esloveno.

Em vez da Vuelta, Pogacar voltará à competição em setembro, no Canadá, em provas que considera adequadas ao seu estilo. O grande foco, entretanto, será o Mundial, onde defenderá a prestigiada camisa arco-íris.

Com a ausência de Pogacar, a UAE Team Emirates será liderada por Juan Ayuso (22 anos) e o português João Almeida (26), ambos com ambições claras à classificação geral. A dupla contará ainda com o apoio de Mikkel Bjerg, Felix Großschartner, Domen Novak, Ivo Oliveira, Marc Soler e Jay Vine.

«Chegamos à Volta à Espanha com um plano claro, focado em João e Juan. Ambos são candidatos ao título geral e complementam-se perfeitamente. A equipa ao redor deles fornece profundidade e experiência, essenciais nas montanhas e nos contrarrelógios», destacou Joxean Matxin, diretor desportivo da UAE.