Isack Hadjar ao volante do Red Bull em testes pós-temporada
Isack Hadjar ao volante do Red Bull em testes pós-temporada - Foto: IMAGO

O plano da Red Bull para combater motores mais potentes

Evolução da nova unidade motriz não estará a correr como o previsto

A Red Bull Powertrains fará a sua estreia esta temporada como fornecedora de unidades de potência, trabalhando com as duas equipas da sua empresa-mãe: a Red Bull e a Racing Bulls.

O projeto foi iniciado pelo demitido Christian Horner e está a ser desenvolvido com a ajuda da Ford Performance, mas regularmente surgem informações de que as unidades de potência, baseadas numa versão mais antiga do motor Honda, enfrentam sérios problemas. Espera-se assim que a Red Bull esteja em desvantagem na nova temporada.

Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, a Red Bull já tem um plano para superar um eventual atraso. Este aposta numa receita já testada pela equipa, que geralmente traz sucesso: um desenvolvimento agressivo do pacote aerodinâmico do carro desde o início da temporada.

Em 2025, a Red Bull e Max Verstappen lutaram pelo título mundial até ao fim da temporada, graças a uma série de melhorias e novos componentes no carro da equipa. Isto aconteceu muito depois de todos os outros terem parado de trabalhar nos seus monolugares e transferido recursos para os de 2026.

A estratégia tem um bónus adicional: em 2026, a Red Bull Powertrains procurará principalmente a fiabilidade das unidades de potência, e com o desenvolvimento agressivo da aerodinâmica do carro, tentarão tirar partido de potenciais problemas com as novas unidades de potência das outras equipas, onde será necessário procurar um melhor desempenho e maior potência, desde o início da temporada.