O outro título que Gyokeres ataca: classificação atualizada da Bota de Ouro
Para além dos títulos coletivos - Liga e Taça de Portugal -, Viktor Gyokeres está de olho também numa distinção individual: a Bota de Ouro, prémio atribuído ao melhor marcador das Ligas Europeias pela ESM (European Sports Media), a associação continental de publicações desportivas, da qual A BOLA faz parte.
O estatuto de goleador-mor do velho continente reforçaria o protagonismo que o internacional sueco do Sporting já conquistou junto da elite europeia, e Gyokeres é, nesta altura, o líder na corrida ao prémio.
Embora não tenha marcado na vitória sobre o Gil Vicente, o avançado leonino continua no primeiro lugar. Cada golo na Liga portuguesa só vale um ponto e meio, mas Gyokeres já festejou 38 vezes, pelo que soma 57 pontos.
O internacional sueco manteve a vantagem, portanto, até porque nenhum jogador do top 5 da Bota de Ouro marcou no passado fim de semana.
Na segunda posição continua Mohamed Salah, já campeão inglês pelo Liverpool, que tem 28 golos marcados na Premier League 2024/25, o que dá 56 pontos.
O polaco Robert Lewandowski, do Barcelona, que esteve lesionado (deve voltar na Liga dos Campeões), soma 50 pontos, graças a 25 golos na Liga espanhola, onde os tentos também valem por dois.
O inglês Harry Kane, a festejar o primeiro título de campeão nacional, com os alemães do Bayern de Munique, soma 48 pontos, resultantes de 24 golos na Bundesliga.
Já estava em igualdade com o italiano Mateo Retegui, da Atalanta, e agora têm também a companhia do francês Kylian Mbappé, que bisou na vitória do Real Madrid sobre o Celta de Vigo.