Laurindo Filho acredita que o grego será o principal perigo para a baliza do Mónaco.

Números que fazem Pavlidis voar no Benfica

É o melhor marcador e o jogador que tem mais assistências do plantel. Está no pódio dos pontas de lança mais goleadores dos últimos 10 anos

Vangelis Pavlidis juntou a eficácia ao trabalho de equipa que mostra desde que assinou e vai justificando os €18 milhões pagos pelo Benfica ao AZ Alkmaar esta época.

Grande momento

O ponta de lança internacional grego, de 26 anos, marcou na terça-feira um dos golos no 3-3 frente ao Mónaco, que qualificou os encarnados para os oitavos de final da UEFA Champions League, fez uma assistência e deu, assim, continuidade ao bom momento de forma que atravessa. Marcou nove golos e fez três assistências nos últimos oito jogos e, em época de estreia pelas águias, soma 16 golos marcados em 37 jogos. Tem uma média de 0,4 golos por jogo; marca quase de dois em dois jogos.

No pódio

Para já, porque a época ainda não terminou, Pavlidis é o terceiro ponta de lança do Benfica dos últimos 10 anos com melhores números na temporada de estreia. Perde apenas para o compatriota Mitroglou e para o brasileiro Carlos Vinícius, o primeiro com 25 golos em 45 jogos (2015/16) e o segundo com 24 golos em 47 jogos (2020/21).

O atacante ainda não se aproxima dos 33 golos em 46 jogos da temporada passada no AZ, mas em menos jogos já fez mais duas assistências do que em 2023/2024.

Mais golos, mais assistências

Na Champions, Pavlidis apontou sete golos em 10 jogos (duas assistências), o que também o torna especial, ultrapassando o último melhor registo, que pertencia a João Mário, em 2022/23, com seis golos em 10 jogos na competição. Por uma equipa portuguesa, na Champions, considerando uma temporada, o grego já tem os mesmos golos que o colombiano Jackson Martínez pelo FC Porto (em oito jogos, 2014/15) e que o esloveno Zahovic também pelos dragões (em seis jogos, 1998/99); perde ainda para os 10 de Jardel, pelo FC Porto (em 13 jogos, 1999/2000).

A influência de Pavlidis é cada vez mais visível e também a empatia que criou com os adeptos. O ponta de lança é o que, no plantel, tem mais jogos realizados e também deu passo em frente para se assumir como o melhor marcador e o melhor assistente. Tem 16 golos, mais dois que o extremo argentino Ángel Di María, e tem oito assistências para golo, mais uma que Di María.

O grego tem contrato com os encarnados até 2029 e uma cláusula de rescisão de €100 milhões.