Pedro Gonçalves marcou na Luz no dia 5 de dezembro e desde então não mais jogou  - Foto: IMAGO
Pedro Gonçalves marcou na Luz no dia 5 de dezembro e desde então não mais jogou - Foto: IMAGO

Novidades sobre Pedro Gonçalves: avançado quase de volta no Sporting

Parado há cinco semanas devido a lesão muscular na coxa direita, avançado está prestes a ficar às ordens de Rui Borges dentro do melhor prazo de recuperação previsto. Aponta a ter minutos com PSG… ou Arouca

Em pleno mercado de inverno, o Sporting já contratou um extremo (Luís Guilherme), está prestes a contratar outro (Faye) e para semana prepara-se para receber mais um reforço: Pedro Gonçalves vai aparecer recuperado da lesão muscular que o afasta da competição há quase seis semanas. Boa notícia para Rui Borges que aos poucos vai recuperando as ausências que lhe têm complicado a vida.

Foi na véspera do jogo com o Bayern, da 6.ª jornada da UEFA Champions League (1-3 no dia 9 de dezembro), que Pote parou. O avançado de 27 anos ainda iniciou o treino com a equipa mas não seguiu para a Alemanha, devido a rotura na coxa direita, o mesmo local onde se tinha anteriormente lesionado.

Desde logo apurámos que leão falharia pelo menos mais sete encontros, além do jogo de Munique. E já foram seis — Aves SAD (6-0 na Liga); Santa Clara (3-2 na Taça de Portugal); V. Guimarães (4-1 na Liga), Rio Ave (4-0, Liga), Gil Vicente (1-1, Liga) e V. Guimarães (1-2 Taça da Liga) —, vai ser o 7.º na sexta-feira com o Casa Pia — 20h15 em Alvalade na jornada 18 do campeonato —, fica a dúvida para o PSG na terça-feira, na ronda 7 da Champions, também em casa (20h00).

Com o regresso então apontado para a próxima semana, a ida a jogo com os franceses não é certa mas a possibilidade de voltar para a deslocação a Arouca no sábado dia 24 ganha mais forma. Será sempre porém uma recuperação dentro do melhor prazo, até tendo em conta o facto de ser uma lesão no mesmo local do problema anterior.

Recorde-se que Pedro Gonçalves tinha-se primeiramente lesionado ao minuto 57 do jogo com o Santa Clara, 2-1 na jornada 11 do campeonato, a 8 de novembro, em que teve de ceder o lugar a Geovany Quenda, devido a problema muscular contraída nessa mesma coxa direita. Nessa ocasião acabou por falhar dois jogos da Seleção Nacional, com Irlanda (0-2) e Arménia (9-1) da qualificação para o Mundial de 2026, e depois o Marinhense (3-0) na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e o Club Brugge (3-0) na jornada 5 da UEFA Champions League. Voltou a jogar 30’ com o Estrela da Amadora (4-0 no dia 30 de novembro) e 60’ no 1-1 ao Benfica, tendo marcado o golo leonino.

Aos poucos recompõe-se então o grupo às ordens de Rui Borges, que espera recuperar todos os lesionados até ao clássico do Dragão com o FC Porto, que se joga no fim de semana de 7 e 8 de março e que promete ser importantíssimo para as aspirações leoninas na conquistar o tricampeonato — a recuperação mais complicada será a de Geovany Quenda, recentemente operado a fratura do quinto metatarso do pé direito mas que tem o regresso apontado precisamente para março.

Pedro Gonçalves é peça fulcral na manobra da equipa leonina, a jogar a partir da esquerda, e apesar das lesões que o têm assolado tem já esta época participação em 19 jogos dos leões, 1489 minutos, seis assistências e dez golos marcados, que o colocam como segundo melhor marcador da equipa só atrás do ponta de lança colombiano Luis Suárez, com 15.