Nos penáltis, Neneca salvou o Santa Clara (crónica)
Sentiu-se a magia da Taça de Portugal, mas não houve espaço para surpresas em Nogueira da Regedoura, local onde o Espinho joga os seus encontros caseiros. No Parque de Jogos Joaquim Domingos Maia, o Santa Clara precisou de ir a penáltis para desbloquear a eliminatória, depois de 120 minutos de tensão contra o clube vareiro.
As diferenças entre as equipas são bem claras – os açorianos estão na Liga, enquanto os espinhenses militam na primeira divisão distrital de Aveiro. No entanto, a equipa de Vasco Matos não conseguiu materializar essas diferenças entre as equipas, sobretudo na primeira parte, onde não houve muito para contar. Os guarda-redes não tiveram grandes motivos de ansiedade nos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, as coisas aqueceram. Ao minuto 60, Wilson Rodrigues viu o segundo amarelo por, na visão do árbitro, ter atingido um jogador do Santa Clara com o cotovelo. A expulsão inflamou as bancadas e trouxe maior responsabilidade aos forasteiros.
Dois minutos depois, PV esteve perto de aumentar a angústia espinhense. O jogador conseguiu armar um remate, já dentro de área, atirando ao poste. Este foi o mote para uma intensificação da pressão da formação visitante.
Com mais um jogador, o Santa Clara não conseguiu desequilibrar a eliminatória a seu favor e, ao minuto 96, viu Anthony Carter a ser expulso depois de um despique com o guarda-redes André Fonseca. As equipas foram para prolongamento em igualdade numérica.
Os açorianos tiveram duas oportunidades claras para resolver o jogo no prolongamento. Aos 110, Luquinhas isola-se e pica a bola por cima do guarda-redes espinhense. No entanto, saiu ligeiramente ao lado. Oito minutos depois, depois de uma boa jogada ofensiva, Luquinhas chegou atrasado e falhou aquele que seria o golo da vitória.
Ninguém marcou e o jogo seguiu para a decisão por penáltis. Foi nessa altura que brilhou Neneca, guarda-redes do Santa Clara, ao defender duas grandes penalidades, de Pedro Santos e Guerra. Sidney Lima marcou o penálti decisivo.
O Santa Clara venceu por 4-2 nos penáltis e segue na Taça de Portugal, onde vai enfrentar o vencedor do jogo entre Comércio e Indústria e o Vianense.