Noronha Lopes durante o debate - Foto: SL Benfica
Noronha Lopes durante o debate - Foto: SL Benfica

Noronha Lopes: «Rui Costa deixou-se enrolar por Pedro Proença»

Em causa a centralização dos direitos televisivos

No último debate antes das eleições do Benfica, João Noronha Lopes voltou a atacar Rui Costa, criticando a posição do presidente encarnado em relação à centralização dos direitos televisivos.

«Vou-me encarregar pessoalmente de fazer uma negociação que é fundamental para o futuro. Queremos ter o melhor contrato. Durante anos esta direção foi embalada pelos €300M de Pedro Proença e salta fora depois do que aconteceu na final da Taça. Como é que o Benfica que é o maior clube português está fora da discussão nos direitos TV? Não faz sentido nenhum. Novamente com Pedro Proença. Em Portugal, 90% das receitas são geradas pelos três grandes e a maior parte é do Benfica. Exportar modelos de outros países não faz sentido nenhum. Os direitos TV não são a solução para todos os males, temos de olhar para a reformulação dos quadros competitivos, há muita coisa para melhorar no futebol português. O Benfica não pode ausentar-se numa altura chave.»

«O que Rui Costa não consegue admitir que está de joelhos e o Benfica deixou-se enrolar por Pedro Proença. Não é coerência, é falta de liderança e de estratégia. Os adeptos do Benfica têm de deixar de ver Rui Costa como um jogador que se faz de vítima. Rui já não é jogador, é presidente», disse o empresário, merecendo resposta de Rui Costa.

«O Benfica teve sempre dentro do processo, ausentou-se quando achou que devia, mas nunca ficou de fora. O que o Benfica está a fazer é mostrar que aquilo que está em cima da mesa é uma mão cheia de nada. Estaremos dentro quando cumprirem as promessas. Não cumprindo, o Benfica vai estar fora. Estar lá dentro, numa altura destas, onde não há nada, é não nos defendermos. O contratro de 2026-2028 é de extrema importância, também para condicionar os valores que vêm a seguir. A promessa que foi feita aos clubes é que todos iam ganhar e, neste momento, prevê-se que todos vão perder. Nós estamos a fazer uma manifestação de interesse, para que esse processo não se desenvolva», referiu o presidente das águias.