Robert Lewandowski em luta com Stepan Chaloupek durante o Slavia-Barcelona da Liga dos Campeões - Foto: IMAGO

Ninguém pressiona como esta equipa fora das Big-5

Dados recolhidos pelo Observatório do Futebol

O Slavia Praga é a equipa que mais pressiona os adversários fora das Ligas Big-5. De acordo com dados do CIES Football Observatory, apresentados em parceria com a plataforma Impect, o clube checo, treinado por Jindrich Trpisovsky, lidera o ranking de «pressões por minuto», com um índice médio de 7,79 na presente temporada.

O pódio é completado pelo Sturm Graz de Fabio Ingolitsch, da Áustria (7,52), e pelo suíços St. Gallen (7,50), orientado pelo alemão Enrico Maassen, confirmando a forte presença de clubes da Europa Central num modelo de jogo altamente agressivo e intenso. Ainda entre os cinco primeiros surgem o SV Ried (7,47) e o FC Thun (7,35).

O top-10 inclui também históricos como o Heart of Midlothian (Hearts), da Escócia (7,30), os sérvios do Radnicki 1923 (7,25) e o RB Salzburgo (7,24), referência europeia na pressão alta e recuperação rápida da bola. Fecham a lista os húngaros Ferencvaros (7,23) e Paksi FC (7,08).

Os dados analisam clubes que se encontram na metade superior das respetivas ligas, excluindo os campeonatos dos Big-5, e reforçam uma tendência clara: longe dos grandes palcos mediáticos, há equipas a desenvolver modelos de jogo extremamente exigentes do ponto de vista físico e tático.