Da esquerda para a direita na imagem: Sérgio Paulinho, Paolo Bettini e Axel Merckx, trio que subiu ao pódio na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004
Sérgio Paulinho, Paolo Bettini e Axel Merckx no pódio em Atenas (Foto: D. R.)

Neste dia em 2004: uma medalha de prata que valeu ouro para o ciclismo luso

A 15 de agosto de 2004 a A BOLA deu destaque ao segundo lugar de Sérgio Paulinho na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas

Natural de Oeiras, onde nasceu a 26 de março de 1980 (tem, pois, 45 anos), Sérgio Paulinho, filho de outro ciclista de gabarito de nome próprio Jacinto, fez manchete n'A BOLA de 15 de agosto de 2004 com a conquista de medalha de prata (que valeu ouro para o ciclismo português) na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

A 14 de agosto, 144 corredores de 43 países alinharam à partida dos 211,2 quilómetros. Após várias tentativas de fuga, Paolo Bettini e Sérgio Paulinho conseguiram escapar ao pelotão e lutaram pelo ouro, com o italiano mais forte do que o português no sprint final, cortando a meta após 5.41, 44 horas a dar ao pedal. Ao último degrau do pódio subiu o belga Axel Merckx, filho de outro craque do ciclismo mundial, Eddy Merckx, penta vencedor do Tour.

«Ainda nem acredito», foram as primeiras palavras de Sérgio, ele que em 2002 tinha conquistado o bronze no mundial de sub-23 na prova de contrarrelógio.

Sugestão de vídeo: