Jogadores da Macedónia do Norte a celebrarem um golo
Jogadores da Macedónia do Norte a celebrarem um golo - Foto: IMAGO

Não é por acaso: Macedónia do Norte está cada vez mais perto do Mundial

Seleção orientada por Milevski venceu facilmente o Liechtenstein e regressou à liderança do grupo J, aproximando-se de uma possível primeira qualificação para o Campeonato do Mundo

Cinco jogos, três vitórias (Liechtenstein e Cazaquistão) e dois empates (Bélgica e País de Gales). A Macedónia do Norte continua invicta nesta fase de qualificação para o Mundial e, este domingo, goleou em casa o Liechtenstein, por 5-0, regressando à liderança do Grupo J e ficando cada vez mais perto de fazer história.

Elmas (15'), Bardhi (52'), Churlinov (56'), Qamili (82') e Stankovski (90') fizeram os golos da seleção orientada por Milevski, num jogo de sentido único e que não mereceu qualquer tipo de contestação, tal como se esperava.

Os macedónios nunca participaram numa fase final do Campeonato do Mundo e esta é uma das suas melhores oportunidades. A competição aumentou de 36 para 48 equipas nesta edição e o primeiro do grupo apura-se diretamente, com o segundo a ter de passar por um play-off. Uma eliminatória que a Macedónia do Norte tem más memórias: foram eliminados por Portugal (0-2) em 2022, mas antes venceram a Itália de forma surpreendente, por 1-0.

Atualmente, ocupam o primeiro lugar, com mais um ponto do que o País de Gales e quatro do que a Bélgica. Porém, os belgas ainda recebem esta noite o Cazaquistão e ainda têm outro jogo a menos do que os seus adversários. Mas, mesmo se vencerem este domingo, só vão discutir o primeiro lugar no próximo estágio, em outubro, altura em que defrontam precisamente a Macedónia do Norte, que ainda tem uma palavra a dizer.

O futebol tem crescido bastante no país e alguns dos seus jogadores já jogam nas melhores ligas do mundo, como é o caso de Elmas, do Nápoles, de Dimitrievski, do Valência, ou do capitão Bardhi, do Konyaspor. Prova disso é o facto de terem recentemente marcado presença pela primeira vez num Europeu, em 2020/21, após vencerem a Geórgia (1-0) no play-off. Com Áustria, Ucrânia e Países Baixos no seu grupo, a Macedónia do Norte ficou em último só com derrotas, mas orgulharam o seu país e podem fazê-lo novamente no próximo ano.