Luís Esteves e Bruma no Nacional-SC Braga (Foto: HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)

Nacional quer voltar a ser feliz em Braga, doze anos depois

Alvi-negros não pontuam frente aos arcebispos desde 2017 e não vencem na Pedreira desde 2013

Na antevisão da visita do Nacional ao terreno do SC Braga, Tiago Margarido reconheceu que o adversário vive a melhor fase da época, mas revelou ter a ambição de conquistar os três pontos. Caso os alvinegros saiam vitoriosos da Pedreira, será a primeira vez que pontuam na casa dos bracarenses em mais de dez anos.

A 11 de maio de 2013, o Nacional venceu por 3-1 em Braga na jornada 29, graças a três golos entre os 77 e os 80 minutos marcados por Ladji Keita, Mateus e Aderlan Santos na própria baliza. Hugo Viana, atual diretor desportivo do Manchester City, marcou o golo dos guerreiros.

Depois de uma vitória contundente- seguida de outra por 3-0 em casa na época seguinte- nas últimas oito deslocações a Braga, os alvinegros saíram derrotados em todos os jogos disputados para Liga, tendo, curiosamente, empatado 2-2 no último confronto, relativo às meias-finais da Taça de Portugal 2022/2023.

Os madeirenses procuram assim colocar um ponto final numa série de dezasseis jogos sem vencer os minhotos que desde 2014 apenas deslizaram por duas vezes, ambas em duelos disputados na Choupana. Para tentar inverter a história recente, Tiago Margarido espera contar com duas peças importantes que ainda estão em dúvida para a partida de sexta-feira.

José Gomes e Joel Tagueu tentam debelar os problemas musculares que os afetam até à hora da partida. O avançado camaronês falhou as últimas duas partidas dos alvinegros, precisamente quando tinha assumido a titularidade do ataque comandado por Tiago Margarido. Já o lateral-esquerdo, que ainda não falhou um jogo nesta edição da Liga, saiu com queixas na última jornada frente ao Estoril (2-2).