Mundial sub-20: Inglaterra, Uruguai e Eslováquia apurados

A Inglaterra confirmou o primeiro lugar do Grupo E do Mundial de sub-20 da FIFA, a decorrer na Argentina até 11 de junho, bem como o apuramento para os oitavos de final da prova, ao empatar na noite deste domingo, no Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata, diante do Iraque (0-0), com o Uruguai, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, à mesma hora, a levar de vencida a Tunísia por 1-0, graças a um golo de Nicolás González, de penálti (90+3) e a assegurar a segunda posição do agrupamento e também o apuramento direto para a próxima fase do torneio.

A Inglaterra venceu o Grupo E, com sete pontos, com o Uruguai a ser segundo classificado, somando seis pontos: ambos se apuraram diretamente.

A Tunísia foi terceira classificada, com três pontos, e o Iraque terminou na quarta e última posição, com apenas um ponto, e foi eliminado.

Com os quatro melhores terceiros classificados de cada grupo também a qualificarem-se para as melhores 16 seleções em prova, e duas vagas já reclamadas por Nigéria e Nova Zelândia, estes resultados apuram também, para os oitavos de final, e desde já, a Eslováquia, que terminou em terceiro no Grupo B, com três pontos e saldo de golos positivo de um tento (5 marcados, 4 sofridos).

A Eslováquia consegue melhor do que a Tunísia neste Grupo E: os mesmos pontos, três, o mesmo saldo de golos de um positivo… mas menos marcados (3 marcados, 2 sofridos).

A Tunísia fica, tal como o Japão – terceiro classificado do Grupo C, com três pontos também, mas saldo de golos negativo de um golo (4 marcados, 5 sofridos) à espera do terceiro classificado do Grupo F, na noite deste domingo: há três candidatos para a última vaga do quarto melhor terceiro a passar, também, à próxima fase.

Para o Grupo F, a partir das 22 horas de Portugal continental, conclui-se a fase de grupos, com os dois jogos: em Mendoza, no Estádio Malvinas Argentinas, defrontam-se Coreia do Sul e a Gâmbia, enquanto Honduras e França vão medir forças no Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata.

A Gâmbia, já apurada, lidera o Grupo F, com seis pontos, seguida da Coreia do Sul, classificada, com quatro pontos… em igualdade pontual com a terceira colocada, as Honduras. A França ainda não pontuou.

Argentina, Uzbequistão e Nova Zelândia, no Grupo A, e EUA, Equador e Eslováquia, no Grupo B, a par de Brasil, Itália e Nigéria - no Grupo D –, Colômbia e Israel (Grupo C) acompanham Inglaterra e Uruguai como as 13 de 16 seleções a seguir para a próxima fase, com Japão e Tunísia ainda na expetativa da quarta e última vaga para os melhores quatro terceiros classificados dos seis grupos nos ‘oitavos’, a definir-se ainda na noite deste domingo.