Primeiro-ministro Nerendra Modi visita local da queda do voo da Air India
Primeiro-ministro Nerendra Modi visita local da queda do voo da Air India - Foto: IMAGO

Mulher salvou-se ao perder voo da Air India: «Foi por 10 minutos»

Bhoomi Chauhan ficou presa do trânsito e já não a deixaram entrar quando chegou ao embarque

É caso para dizer que nunca calhou tão bem estar no trânsito e perder um voo. Bhoomi Chauhan perdeu por minutos o voo da Air India que quinta-feira se despenhou pouco depois da descolagem em Ahmedabad, matando 241 passageiros mais tripulação a bordo – registou-se apenas um sobrevivente. 

À BBC contou como estava zangada por o trânsito não a deixar chegar a tempo, tendo perdido o voo com destino a Londres, em que seguiam sete portugueses, por apenas 10 minutos. Que acabaram por salvar-lhe a vida. 

Chauhan, 28 anos, estudante que vive em Bristol com o marido, tinha estado de visita à Índia em férias. Chegou ao embarque menos de uma hora antes da partida, pelo que o pessoal da companhia aérea lhe recusou o embarque no lugar 36G da classe económica. 

«Ficámos muito zangados com o nosso motorista e deixámos o aeroporto frustrados. Fiquei muito desiludida. Saímos do aeroporto e ficámos num sítio a beber chá e a falar com o agente de viagens sobre como obter o reembolso do bilhete. Até que recebi uma chamada a dizer que o avião se tinha despenhado», conta à BBC.  

 «Isto é totalmente um milagre para mim», acrescenta. 

 «Quando perdi o voo, fiquei desanimada. A única coisa que tinha em mente era: ‘Se tivesse saído um pouco mais cedo, teria embarcado'. Pedi ao pessoal da companhia aérea que me deixasse entrar, pois só estava 10 minutos atrasada. Disse-lhes que era a última passageira, mas não deixaram», recorda. 

O Boeing descolou e despenhou-se cerca de 30 segundos depois de ter iniciado o voo numa zona residencial, matando os 241 passageiros e 12 membros da tripulação, além de oito pessoas em terra. 

Um único passageiro, de nacionalidade britânica, Vishwashkumar Ramesh, que seguia no lugar 11A, sobreviveu ao acidente e saiu a pé dos destroços.  

A bordo do avião seguiam também cidadãos indianos, britânicos e canadianos.