José Mourinho  -Foto: Rogério Ferreira/ Kapta +
José Mourinho -Foto: Rogério Ferreira/ Kapta +

Mourinho: «Há muitos jogos bons, é uma alegria para muitos escondê-lo»

Técnico do Benfica puxou dos galões, comparou pontos conquistados pelas águias até à 18.ª jornada na época passada e recordou o pai no regresso a Vila do Conde

José Mourinho efetuou a primeira análise à vitória do Benfica na casa do Rio Ave, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV. O técnico luso elogiou a exibição rubricada pelos comandados no Estádio dos Arcos, mas rejeitou conotar os minutos iniciais das águias como os melhores desde que regressou ao clube: «Os jogadores fizeram um grande jogo. Hoje foi uma grande primeira parte e uma segunda parte não tão grande, mas equilibrada, boa, dominante e controladora.»

«É normal que as pessoas se esqueçam, mas eu não me esqueço da maioria dos jogos que temos feito fora de casa: a vitória em Guimarães (3-0), em Moreira de Cónegos (4-0), no Nacional (2-1), apesar de termos ganho aos 90',a segunda parte em Braga (2-2), os jogos no Dragão no campeonato e na Taça. Há muitos jogos bons, é uma alegria para muitos escondê-lo. Se não estou errado, temos mais pontos à 18.ª jornada do que na época passada», frisou o técnico do Benfica. As águias somaram 42 pontos na Liga até à 18.ª jornada, enquanto na época passada registaram 41 durante o mesmo período.

Mourinho reiterou que a campanha rubricada pelo FC Porto, que apenas perdeu dois pontos na primeira, fez toda a diferença: «Digo muita bacorada, mas também digo algumas coisas certas, principalmente as que são analisadas de forma pragmática e objetiva como é o caso dos pontos. É um adversário direto [FC Porto] que está a fazer um campeonato anormal pela positiva ao nível dos pontos.»

Questionado sobre a exibição rubricada por Sudakov numa posição mais interior, Mourinho elogiou o internacional ucraniano, mas deixou um reparo: «Já jogou muitas vezes nesta posição, mesmo quando joga a partir da esquerda o objetivo é sempre ir para as zonas onde se sente confortável. Fez um bom jogo, foi um dos responsáveis pela boa qualidade de jogo que a equipa teve. Tem de fazer mais golos, tem que ser mais objetivo na zona do último passe, da assistência, do remate. Foi esforçado, inteligente, decisivo na maneira como a equipa que se organizou, mas estou contente com todos os que entraram em campo.»

Galeria de imagens 35 Fotos

Sobre o regresso a Vila do Conde, 22 anos depois, o técnico do Benfica recordou o pai, José Mourinho Félix, que conduziu o Rio Ave até à primeira final da Taça de Portugal da história do clube, em 1983/84: «Já há largos anos que tenho saudades do meu pai e quando vou a sítios que o marcaram ou que ele marcou toca-me, mas é só mais um jogo.»