Marc Márquez (Ducati) é apontado como principal candidato ao título que está nas mãos do lesionado Martín. Mas não será o único e os adversários apresentam-se de todos os lados

MotoGP: o espetáculo vai começar

O Grande Prémio da Tailândia, este fim de semana, marca o arranque da nova temporada do Mundial de MotoGP, onde Marc Márquez, agora na Ducati, surge como principal candidato ao título. Mas há mais 21 pilotos a sonharem com pódios, entre eles o português Miguel Oliveira (Yamaha) a estrear-se na equipa Prima Pramac

O Circuito Internacional de Chang, a cerca de 400 quilómetros de Banguecoque, acolhe o primeiro Grande Prémio dos 22 previstos do Mundial 2025 de MotoGP que começa amanhã. Sem a presença do atual campeão do Mundo, o espanhol Jorge Martín, lesionado, mas com muitas outras razões de interesse.

Miguel Oliveira abraça um novo desafio, nesta que é a sua sexta temporada no MotoGP, com a mudança para a Prima Pramac, que trocou a Ducati pelas Yamaha, e terá ao seu lado terá o australiano Jake Miller.

Este fim de semana, o Falcão celebra o 100.º GP na categoria rainha, onde venceu há três temporadas. Nas 99 corridas já disputadas, o piloto português natural de Almada conquistou cinco vitórias (Estíria, Algarve, Catalunha, Indonésia e Tailândia) e dois segundos lugares (Itália e Alemanha).

Miguel Oliveira, 30 anos, cumpre o seu 100.º GP este fim de semana

«O início desta nova temporada é realmente emocionante para mim. Juntar-me à equipa Prima Pramac Yamaha MotoGP e começar esta aventura com a Yamaha representa uma grande oportunidade e um novo desafio que estou a abordar com grande determinação. Estamos a trabalhar arduamente para nos adaptarmos e crescermos juntos, e mal posso esperar para entrar em pista e continuar a melhorar corrida após corrida. Chegar a Buriram e celebrar o meu 100.º Grande Prémio em MotoGP torna este momento ainda mais especial. É um marco importante que me faz olhar para trás com orgulho, ao mesmo tempo que me impulsiona a dar ainda mais no futuro», disse o português.

O espanhol Marc Márquez lidera a lista de candidatos ao título mundial que este fim de semana começa a ser discutido

A começar pela entrada do espanhol Marc Márquez na Ducati que no ano passado voou mais do que todas as outras. A equipa italiana manteve Francesco Bagnaia, campeão nos dois anos anteriores, mas juntou à equipa oficial o espanhol que já foi oito vezes campeão, prescindindo de Jorge Martin.

O espanhol corre atrás do nono título mundial e, também de igualar Valentino Rossi , que conquistou sete Mundiais de MotoGP (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).

Márquez, 32 anos, promete voltar aos bons velhos tempos, capaz de lutar por um ponto até ao último centímetro da pista e regressar à discussão dos títulos, o que não acontece desde 2019, quando uma sucessão de quedas e lesões pareciam ter terminado com uma carreira brilhante. O desgaste físico e mental, como o próprio assumiu, quase deitaram tudo a perder, mas agora promete voltar melhor do que nunca para continuar a acrescentar títulos ao seu currículo onde constam os troféus de 2013, 2014, 2026, 2017, 2018 e 2019.

«Estou sempre um bocado mais nervoso do que devia para a primeira corrida da época, é sempre um GP especial. Estou contente por correr na Tailândia, chegamos aqui depois de uma boa pré-época e com uma boa base, trabalhámos muito e bem com a equipa. As corridas, é verdade, são uma coisa diferente, é preciso ter cuidado com todos os pormenores, mas quero mesmo começar e ter um bom resultado, porque isso vai certamente ajudar na época», disse o piloto.

O defeso deste ano foi animado quando baste para deixar em aberto várias equações, pelo menos antes das motos começarem a mostrar, em pista, o que valem. Se os dois pilotos da Ducati são os principais candidatos ao título mundial, o francês Fabio Quartaro, campeão em 2021, mostrou durante a pré-temporada que a Yamaha está a evoluir e ameaça tornar-se um candidato real na corrida aos pontos.

º     Data           Grande Prémio                  Circuito

 1.     2 mar         Tailândia                      Buriram                       

 2.     16 mar         Argentina                      Termas de Rio Hondo

 3.     30 mar         Américas                       Austin, EUA

 4.     13 abr         Qatar                          Lusail

 5.     27 abr         Espanha                        Jerez de la Frontera

 6.     11 mai         França                         Le Mans

 7.     25 mai         Grã-Bretanha                   Silverstone

 8.     8 jun         Aragão                         Aragão, Esp

 9.     22 jun         Itália                         Mugello

 10.    29 jun         Países Baixos                  Assen

 11.    13 jul         Alemanha                       Sachsenring

 12.    20 jul         República Checa                Brno

 13.    17 ago         Áustria                        Red Bull Ring, Spielberg

 14.    24 ago         Hungria                        Balaton

 15.    7 set         Catalunha                      Barcelona, Esp

 16.    14 set         San Marino                     Misano-Marco Simoncelli, Ita

 17.    28 set         Japão                          Motegi

 18.    5 out         Indonésia                      Mandalika

 19.    19 out         Austrália                      Philip Island

 20.    26 out         Malásia                        Sepang

 21.    9 nov         Portugal                       Portimão

 22.    16 nov         Comunidade Valenciana  Ricardo Tormo, Valência, Esp

A KTM parece finalmente ter visto uma luz ao fundo do túnel para saír da bancarrota, mas ninguém sabe se isso terá reflexos no asfalto e o espanhol Pedro Acosta surge como um dos maiores desafiadores de Márquez e companhia, mas terá de contar ainda com o talento e a experiência do espanhol Maverick Viñales e o italiano Enea Bastianini, contratados para a equipa satélite, a Tech3.

Com um modelo de corridas semelhante ao dos últimos dois anos, com o sábado a acolher a qualificação e a corrida sprint e o domingo reservado para a corrida principal, o pelotão terá ainda três estreantes: o tailandês Somkiat Chantra (LCR Honda), o espanhol Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) e o japonês Ai Ogura (Trackhouse Aprilia).