MotoGP: o espetáculo vai começar
O Circuito Internacional de Chang, a cerca de 400 quilómetros de Banguecoque, acolhe o primeiro Grande Prémio dos 22 previstos do Mundial 2025 de MotoGP que começa amanhã. Sem a presença do atual campeão do Mundo, o espanhol Jorge Martín, lesionado, mas com muitas outras razões de interesse.
Miguel Oliveira abraça um novo desafio, nesta que é a sua sexta temporada no MotoGP, com a mudança para a Prima Pramac, que trocou a Ducati pelas Yamaha, e terá ao seu lado terá o australiano Jake Miller.
It’s the first MotoGP round of 2025 and time to go RACING 🏁🔥🤤#YamahaFactoryRacing | #RevsYourHeart | #MonsterYamaha | #YamahaMotoGP | #PrimaPramacYamaha | #PramacRacing | #MotoGP | @MotoGP pic.twitter.com/TuCYjWi8nr
— Monster Energy Yamaha MotoGP (@YamahaMotoGP) February 26, 2025
Este fim de semana, o Falcão celebra o 100.º GP na categoria rainha, onde venceu há três temporadas. Nas 99 corridas já disputadas, o piloto português natural de Almada conquistou cinco vitórias (Estíria, Algarve, Catalunha, Indonésia e Tailândia) e dois segundos lugares (Itália e Alemanha).
«O início desta nova temporada é realmente emocionante para mim. Juntar-me à equipa Prima Pramac Yamaha MotoGP e começar esta aventura com a Yamaha representa uma grande oportunidade e um novo desafio que estou a abordar com grande determinação. Estamos a trabalhar arduamente para nos adaptarmos e crescermos juntos, e mal posso esperar para entrar em pista e continuar a melhorar corrida após corrida. Chegar a Buriram e celebrar o meu 100.º Grande Prémio em MotoGP torna este momento ainda mais especial. É um marco importante que me faz olhar para trás com orgulho, ao mesmo tempo que me impulsiona a dar ainda mais no futuro», disse o português.
A começar pela entrada do espanhol Marc Márquez na Ducati que no ano passado voou mais do que todas as outras. A equipa italiana manteve Francesco Bagnaia, campeão nos dois anos anteriores, mas juntou à equipa oficial o espanhol que já foi oito vezes campeão, prescindindo de Jorge Martin.
"It was incredible that the feeling we were reporting to the engineers was similar" - @PeccoBagnaia 🎙️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) February 27, 2025
Teamwork in full swing with @marcmarquez93 🤝#ThaiGP 🇹🇭 pic.twitter.com/pJzpyDehrg
O espanhol corre atrás do nono título mundial e, também de igualar Valentino Rossi , que conquistou sete Mundiais de MotoGP (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).
Get ready for another season on the edge of your seat🔥 2025 is here and it starts with the #ThaiGP 🇹🇭#MotoGP pic.twitter.com/H6s5WYDPIe
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) February 23, 2025
Márquez, 32 anos, promete voltar aos bons velhos tempos, capaz de lutar por um ponto até ao último centímetro da pista e regressar à discussão dos títulos, o que não acontece desde 2019, quando uma sucessão de quedas e lesões pareciam ter terminado com uma carreira brilhante. O desgaste físico e mental, como o próprio assumiu, quase deitaram tudo a perder, mas agora promete voltar melhor do que nunca para continuar a acrescentar títulos ao seu currículo onde constam os troféus de 2013, 2014, 2026, 2017, 2018 e 2019.
It doesn’t feel the same without the #1 ❤️🩹 The #MotoGP riders wish @88jorgemartin a speedy recovery! 🫶#ThaiGP 🇹🇭 pic.twitter.com/8cd2wuhlLi
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) February 27, 2025
«Estou sempre um bocado mais nervoso do que devia para a primeira corrida da época, é sempre um GP especial. Estou contente por correr na Tailândia, chegamos aqui depois de uma boa pré-época e com uma boa base, trabalhámos muito e bem com a equipa. As corridas, é verdade, são uma coisa diferente, é preciso ter cuidado com todos os pormenores, mas quero mesmo começar e ter um bom resultado, porque isso vai certamente ajudar na época», disse o piloto.
O defeso deste ano foi animado quando baste para deixar em aberto várias equações, pelo menos antes das motos começarem a mostrar, em pista, o que valem. Se os dois pilotos da Ducati são os principais candidatos ao título mundial, o francês Fabio Quartaro, campeão em 2021, mostrou durante a pré-temporada que a Yamaha está a evoluir e ameaça tornar-se um candidato real na corrida aos pontos.
º Data Grande Prémio Circuito
1. 2 mar Tailândia Buriram
2. 16 mar Argentina Termas de Rio Hondo
3. 30 mar Américas Austin, EUA
4. 13 abr Qatar Lusail
5. 27 abr Espanha Jerez de la Frontera
6. 11 mai França Le Mans
7. 25 mai Grã-Bretanha Silverstone
8. 8 jun Aragão Aragão, Esp
9. 22 jun Itália Mugello
10. 29 jun Países Baixos Assen
11. 13 jul Alemanha Sachsenring
12. 20 jul República Checa Brno
13. 17 ago Áustria Red Bull Ring, Spielberg
14. 24 ago Hungria Balaton
15. 7 set Catalunha Barcelona, Esp
16. 14 set San Marino Misano-Marco Simoncelli, Ita
17. 28 set Japão Motegi
18. 5 out Indonésia Mandalika
19. 19 out Austrália Philip Island
20. 26 out Malásia Sepang
21. 9 nov Portugal Portimão
22. 16 nov Comunidade Valenciana Ricardo Tormo, Valência, Esp
A KTM parece finalmente ter visto uma luz ao fundo do túnel para saír da bancarrota, mas ninguém sabe se isso terá reflexos no asfalto e o espanhol Pedro Acosta surge como um dos maiores desafiadores de Márquez e companhia, mas terá de contar ainda com o talento e a experiência do espanhol Maverick Viñales e o italiano Enea Bastianini, contratados para a equipa satélite, a Tech3.
Com um modelo de corridas semelhante ao dos últimos dois anos, com o sábado a acolher a qualificação e a corrida sprint e o domingo reservado para a corrida principal, o pelotão terá ainda três estreantes: o tailandês Somkiat Chantra (LCR Honda), o espanhol Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) e o japonês Ai Ogura (Trackhouse Aprilia).