Morreu Pinto de Sousa, antigo presidente do Conselho de Arbitragem

José António Pinto de Sousa, antigo presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol, faleceu esta quinta-feira, aos 85 anos. 

Pinto de Sousa, que foi também dirigente do Boavista, esteve na liderança do Conselho de Arbitragem durante vários anos, até que esteve envolvido no chamado processo Apito Dourado, do qual viria a ser absolvido de 144 crimes relativos a alegada adulteração das classificações dos árbitros nas épocas de 2002/2003 e 2003/2004.

O Boavista apresentou nota de pesar, destacando que Pinto de Sousa «serviu o clube em várias direções nas mais diversas funções, entre as quais vice-presidente, membro do Conselho Geral e presidente da Comissão de Obras durante a reconstrução e modernização do Estádio do Bessa, em 1983».

Também o FC Porto apresentou «as mais sentidas condolências», salientando que Pinto de Sousa «era amigo infância de Pinto da Costa, de quem foi colega no Colégio das Caldinhas em Santo Tirso».

A Federação Portuguesa de Futebol, através do presidente Fernando Gomes, manifestou também «sentida tristeza». «Figura cimeira da arbitragem, deixou junto do setor, ao qual dedicou grande parte da sua vida desportiva, uma imagem de enorme diplomacia, cordialidade e preocupação com o próximo», realçou o líder federativo.

Igualmente em nota de pesar, a Liga Portugal lamentou «profundamente o falecimento de Pinto de Sousa», endereçando à família enlutada «as mais sentidas condolências»


O funeral realiza-se esta sexta-feira, 10 de março, a partir das 15 horas, na Igreja do Foco, no Porto..